O transporte de Cabotagem
Artigo: O transporte de Cabotagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tathyana • 21/3/2014 • Artigo • 281 Palavras (2 Páginas) • 444 Visualizações
1. Introdução
Fonseca (2009) afirma que a grande extensão territorial do Brasil e seus mais de 7.408 KM de costa, gera um contraste com a pequena utilização da navegação por cabotagem no Brasil. Ao invés de se apresentar como uma alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de diversos setores, a Cabotagem se revela como parcela insignificante do transporte de cargas.
O transporte de Cabotagem é definido como navegação marítima realizada no próprio país, isto é, ligando os portos nacionais, podendo abranger rios e lagos. Não há praticamente restrições ao transporte de Cabotagem quanto às mercadorias que são transportadas por este modal.
A geografia do país aponta para uma vocação marítima. Rodrigues (2003) apud Durões Filho (2011) explica que, a uma distância máxima de até 500 KM do litoral, encontra-se: todas as concentrações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes, à exceção de Brasília e Manaus; todas as refinarias de petróleo, exceto a de Manaus; 97% de toda a produção industrial; 90% do consumo de energia elétrica; 85% de toda a população do pais; 83% de todas as receitas da união; 75% das rodovia pavimentadas.
Esses fatores deveriam contribuir para a utilização da Cabotagem. Porém, não é isso que acontece.
O objetivo deste trabalho é evidenciar por quais motivos a prática da Cabotagem no Brasil ainda é tão pouco utilizada,
- Analisar seus problemas;
- Avaliar suas perspectivas;
- Apresentar suas principais características, vantagens, desvantagens;
- A importância que o transporte de cabotagem possui no comércio;
- A necessidade de investimentos no setor para ampliar sua participação no transporte de mercadorias.
O problema que será abordado nesse estudo é a seguinte questão: Por quais motivos o transporte de Cabotagem no Brasil ainda é tão limitado nos dias atuais?
...