OTAC – Organização dos trabalhadores Artesões Cooperados
Relatório de pesquisa: OTAC – Organização dos trabalhadores Artesões Cooperados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sheillapereira • 26/5/2014 • Relatório de pesquisa • 2.619 Palavras (11 Páginas) • 283 Visualizações
OTAC – Organização dos trabalhadores Artesões Cooperados
O conceito do negócio
A otac surgiu em prol das familias de classe baixa para ajuda-las a vender seus produtos de forma eficiente e eficaz, não só isto, trazendo mais qualificação e bem estar a essas familias, cujo estas são do Norte e Nordeste do Brasil, que desenvolvem sua obra belíssima de maneira artesanal, esta vem do tronco do butiti extraído tudo manualmente e eventualmente não polui e não danifica o meio ambiente. O modelo de negócio é simples, e os clientes saem satisfeitos.
Equipe de gestão
A equipe é um dos pontos fortes da Otac, sendo composta por 25 familias que possuem sólida experiencia artesanal,atuando a 6 anos em vendas para pessoas de todos os tipos e dos quatro cantos do Brasil, possuindo uma ótima qualificação de seus diretores e sobretudo motivação para enfrentar e superar os desafios de uma cooperativa, gerando resultados positivos para as familias e para a cultura brasileira, conquistando uma participação no mercado do empreendimento.
Mercado e Competidores
O Mercado artesanal está em crescimento na sociedade brasileira. Em 2010 foram vendidos 12 % a mais que em 2009, este índice está em crescimento, movimentando cerca de R$ 500 mil por ano.
Marketing e vendas
A estratégica de marketing da otac visa ganhar o mercado aos poucos de maneira gradualmente rápida, primeiramente os estados do sul e sudeste brasileiro, a partir daí ganhar o mercado latino-americano. Os principais fundamentos do marketing foram considerados em um plano que tem a intenção de atingir tanto os brasileiros quantos as pessoas de fora do país. Isto aumentará a demanda de produtos artesanais cerca de 60% ao mês.
Estrutura Operacional
A empresa possui uma estrutura funcional enxuta, com estilo ágil, com participação manual, trazendo benefícios às famílias, incentivando os filhos dando uma base de futuro a elas. A empresa encontra-se em Paranapiacaba onde se concentra atualmente os melhores artesanatos de São Paulo, trazendo o bom funcionamento dos negócios.
Estratégia de Crescimento
Já fixado a sede em São Paulo para a melhor administração dos negócios, queremos expandir as vendas primeiramente pensando no Brasil e após isso a América latina. Com parcerias, site e o turismo serão priorizados. Introduzindo mão de obra qualificada que nós mesmos proporcionamos cursos e oficinas.
Previsão de Resultados Financeiros e Investimentos
A implantação do site, dentro dos planos e condições preestabelecidos, resultará num empreendimento de alta rentabilidade e retorno, quando se comparado as diversas outras cooperativas existentes no mercado. A operação resultará num valor liquido anual equivalente a 580 mil e uma taxa interna de retorno de 86% ao ano. Com a ampliação nos países latino-americanos fará o valor alcançar os 750 mil e a taxa ser superior a 100% ao ano. O investimento foi de 200mil reais.
Analise Estratégica
Resumo da empresa: Focamos nossa cooperativa visando ajudar muitas famílias da classe C de nosso país e principalmente das famílias de baixa renda do norte e nordeste, começamos com duas empresas, hoje com 25 famílias, de maneira recíproca crescemos em conjunto, vendendo nossos produtos não só em feiras e na própria sede, mas sim queremos alcançar grandes empresas que estejam interessados em nossos produtos oferecidos, aumentando a demanda . Os rumos da empresa baseados no hoje visaram não só ajudar as famílias oferecendo benefícios e cursos de qualificação, mas crescer abrindo mais filiais e até expandir os negócios para o exterior.
Missão: Elaborar produtos de boa qualidade
Visão: Crescer a cultura brasileira que é rica, de forma a ajudar as famílias de classe baixa.
Situação atual: Hoje com 25 famílias atuando nas peças artesanais, estamos produzindo bastante e conseguimos vender na mesma medida (quantidade) , ajudando não só as famílias, como os filhos oferecendo cursos de qualificação na área artesanal e a situação está por melhorar agora no verão com : Biquíni, bolsa e chapéu.
Potencialidades: Temos potencialidade no que diz respeito a mão de obra, esta sempre pontual, nunca atrasamos encomendas ou serviço, sendo a qualidade em 1º lugar.
Ameaça externa: Por conta de ser um produto artesanal, muitas pessoas não se interessam pelo produto oferecido, tornando assim um obstáculo no marketing, a tecnologia está em primeiro lugar oferecendo muitas inovações e variedades.
Força: Criatividade, produtividade, perseverança e confiabilidade nas informações prestadas.
Fraqueza: Não é muito procurado tornando assim um produto de descrédito.
Objetivos: Manter sempre o artesanato em foco para não só divulgar o trabalho em si, mas sim manter viva a mesma, trazendo produtos belíssimos para todas as pessoas, de todas as idades, proporcionando os melhores produtos artesanais.
Metas: Produzir mais e mais produtos artesanais, oferecer oficinas, colocar nossos produtos a venda no exterior, assim abrindo mais Otac’s e ajudando as famílias.
O conceito do negócio
• História
• Crescimento
• Faturamento
• Razão Social
• Impostos
• Estrutura Organizacional
• Localização
• Parcerias
História
Criado no Sudeste do Brasil, a Otac foi criada em meio a uma viagem de amigos para o Nordeste do Brasil, para um trabalho de faculdade, em meio desta, conheceram vários tipos de culturas regionais, e se encantaram pela riqueza que o Brasil oferece de diversidade, em um lugarejo no Ceará, descobriram um casal que colhiam, produziam e vendiam seus próprios produtos de forma caseira e sem nenhuma divulgação, onde só vendiam em meados de férias onde se concentra o maior número de turistas na praia, foram de época viviam do pescado, pois os mesmos não tinham de onde tirar o sustento e foi a partir desta que os universitários tiveram a idéia de ajudá-los de forma eficiente
...