Orçamentos
Seminário: Orçamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RMR2013 • 27/10/2013 • Seminário • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 184 Visualizações
O orçamento é um planejamento administrativo de todas as operações da empresa, a qual objetiva os acontecimentos de um período futuro definido. É a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado.
O orçamento geral expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período específico (normalmente um ano) e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras. Decisões operacionais lidam com o uso de recursos escassos. Decisões financeiras lidam com como obter fundos para adquirir esses recursos.
Orçamento flexível é aquele que se ajusta para as mudanças no volume de vendas e outras atividades direcionadoras de custo.
Podemos citar como pontos positivos do orçamento o planejamento e a implementação estratégica de planos; proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho; motiva administradores e funcionários; promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.
É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores. (SANVICENTE; SANTOS, 2005).
No âmbito da tributação, o orçamento empresarial surge como ferramenta poderosa e lícita para redução da carga tributária – o que é evidenciado na escolha cuidadosa da forma de apuração tributária: por lucro real ou presumido. Assim, mediante conhecimento legislativo e estudo cauteloso do quadro empresarial, pode-se amortecer o valor devido de tributos sem incorrer em infração fiscal. Salienta-se a importância de se fazer a escolha certa, pois como a legislação não permite mudança de sistemática no mesmo exercício, a opção por uma das modalidades será definitiva: no caso de decisão equivocada, esta terá efeito por todo o ano.
O Balanço patrimonial da entidade é a relação de seus ativos, passivos e patrimônio líquido em uma data específica. Apresenta-se nessa demonstração a posição patrimonial e financeira da entidade.
Os grupos que compõem o Balanço Patrimonial podem ser definidos da seguinte maneira:
Ativo – é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade.
Passivo – é uma obrigação atual da entidade com o resultado de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos econômicos.
Patrimônio líquido – embora seja um grupo do balanço patrimonial, não se explica separadamente, visto que aparece dentro do grupo passivo na composição do resultado do balanço patrimonial.
É um valor residual dos ativos da entidade após a dedução de todos seus passivos.
Confrontando suas contas através do método das partidas dobradas, apurando o saldo patrimonial, confrontando os seus ativos com todos os seus passivos, a empresa chega de forma bem simples ao valor do seu patrimônio líquido.
A DRE leva em sua estrutura as contas de resultado, e em alguns casos, a contrapartida de cada valor escriturado no Ativo (caixa ou banco) como pagamento de alguma despesa, devendo ser levado para a DRE em alguns casos, porque também podem sair valores do Ativo para solver Passivos.
Passivos são valores que ainda irão se realizar, logicamente que após se realizarem irão para o Ativo em forma de recursos concretizados.
A DRE é uma demonstração da contabilidade que é apresentada separadamente do balanço patrimonial, mas que tem como objetivo apresentar o resultado da movimentação patrimonial, econômica e financeira da entidade, apurando receitas, despesas
...