Os Exercícios Economia
Por: Nash • 30/11/2021 • Trabalho acadêmico • 992 Palavras (4 Páginas) • 135 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE - FEAC/UFAL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Atividade Complementar
Lista de exercícios 02
Disciplina: Introdução à Economia 2
Prof.: Sarah Pessoa
Aluno 1: Livia Maria Alves Santos Matrícula: 20110765
- Elenque e explique as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
- Efeito sobre a distribuição de renda – Ocorre a diminuição relativa do poder aquisitivo das classes dependentes de rendimentos fixos com prazos legais de reajuste.
- Efeito sobre o balanço de pagamento – Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional em relação ao produzido no exterior, provocando um estímulo às importações e desestímulo às exportações, diminuindo o saldo da balança comercial. Para minimizar o déficit, as autoridades lançam mão de desvalorizações cambiais, depreciando a moeda nacional e estimulando a colocação dos produtos nativos no exterior, no entanto, as importações essenciais acabam por se tornar mais caras em reais, elevando o preço dos produtos devido ao repasse do aumento de custos.
- Efeito sobre o mercado de capitais – Ocorre um desestímulo à aplicação de recursos no mercado financeiro, especialmente as aplicações cuja remuneração seja definida antecipadamente no momento da aplicação. Nos processos inflacionários mais prolongados, se destacam os papéis cuja remuneração seja definida no final do prazo de aplicação. De toda forma, normalmente não é possível prever de maneira adequada as taxas de inflação.
- Efeitos sobre as expectativas empresariais – Os empresários ficam com receio de aumentar seus investimentos visando expansão da capacidade produtiva enquanto a conjuntura inflacionária perdura por conta da relativa instabilidade e imprevisibilidade de seus lucros.
- Outros efeitos – Credores recebem quantias emprestadas reduzidas pela inflação e perdem a renda que teriam se houvessem aplicado o dinheiro em alternativas mais rentáveis de investimento. Os trabalhadores são os mais prejudicados, mas os empresários também perdem pois suas vendas diminuem e o governo é afetado pela diminuição na arrecadação de impostos.
- Como está estruturado o Sistema Financeiro Nacional?
- Subsistema normativo
- Conselho Monetário Nacional – Órgão máximo que formula a política de moeda e crédito para o progresso econômico e social do país.
- Banco Central do Brasil – Fiscaliza, controla e regula a atuação dos intermediários financeiros.
- Comissão de Valores Mobiliários – Fiscaliza as bolsas de valores e a emissão de valores mobiliários negociados nessas instituições, principalmente ações e debêntures.
- Subsistema de intermediação financeira
- Agentes especiais – Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
- Demais instituições bancárias, não bancárias e auxiliares – Bancos comerciais, bancos múltiplos, sistema brasileiro de poupança e empréstimos, bancos de desenvolvimento, bancos de investimento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, bolsa de valores e outras instituições auxiliares.
- Apresente e explique as principais contas do Balanço de pagamentos.
- Balança Comercial – Inclui as exportações e importações, compreende o comércio de mercadorias.
- Balança de Serviços – Registram-se todos os serviços e rendas pagos e/ou recebidos pelo Brasil, tais como: fretes, seguros, lucros, juros, royalties e assistência técnica, viagens internacionais.
- Transferências Unilaterais – Registra as doações entre países.
- Movimento de Capitais – Entradas e saídas de ativos financeiros de três categorias básicas: os movimentos autônomos de risco, financiamentos concedidos por bancos e fornecedores estrangeiros para transações correntes e empréstimos de curto e longo prazo tomados juntos a organismos internacionais, agências governamentais e instituições financeiras de outros países.
- Erros e Omissões – É a diferença entre o saldo do balanço de pagamentos e o financiamento do resultado, que surge quando se tenta compatibilizar transações físicas e financeiras e as várias fontes de informações.
- Caracterize o regime cambial fixo e o flutuante, ressaltando as diferenças entre os dois.
- Câmbio Fixo – O Banco Central fixa a taxa de câmbio e é obrigado a disponibilizar as reservas cambiais. Garante maior controle da inflação, mas as reservas cambiais ficam vulneráveis a ataques especulativos e a política monetária fica dependente do volume de reservas de câmbio.
- Câmbio Flutuante – O mercado determina a taxa de câmbio e o Banco Central não é obrigado a disponibilizar as reservas nacionais. As reservas cambiais estão mais protegidas de ataques especulativos, mas a taxa de câmbio fica muito dependente da volatilidade do mercado financeiro nacional e internacional e há maior dificuldade de controle das pressões inflacionárias devido às desvalorizações cambiais.
- Qual a importância das exportações para economia do país?
As exportações são essenciais para manter positiva a balança comercial do país e gerar parcerias comerciais importantes. Ao analisar os dados da balança comercial, é possível verificar três situações: superávit, déficit ou equilíbrio. Quando há um superávit, o saldo da balança comercial é positivo, ou seja, o volume exportado pelo país foi maior do que o importado. Quando há déficit, significa que o país importou mais itens do que exportou e fica com um saldo negativo. O estado de equilíbrio acontece quando os valores de importação e exportação são equivalentes, deixando o saldo do país estável. O comércio internacional sempre beneficiará a todos os envolvidos, pois ao explorarem suas vantagens comparativas, os países conseguem obter ganhos de produtividade. Além disso, fazer comércio significa obter produtos que o país não teria condições de produzir internamente.
...