Os Princípios de Fayol
Por: kallista2214 • 7/5/2021 • Trabalho acadêmico • 517 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
Fayol
Um dos primeiros administradores a defender a idéia de divisão por liderança qualificada. Um conhecimeto amplo em gestão é mais importante, para eles, do que a competência técnica. Devido a isso Fayol criou metodologias que tornam as organizações mais eficientes, diminuindo gastos e formando negócios assertivos.
O componente administrativo supera o técnico para determinar uma boa trajetória de qualquer organização, defendia Fayol. Uma empresa pode ter os melhores profissionais com conhecimento técnioco, porém sem bons gestores, o fracasso é provável.
A principal teoria de Fayol é denominada Teoria Administrativa, um pilar da Teoria Clássica da Administração. Em seu livro, Fayol mostra 14 princípios ‘’básicos’’ para um bom funcionamento de uma empresa.
Princípios de Fayol:
- Divisão do trabalho: Um administrador precisa de funcionários capacitados para cada tipo de ação que sua empresa necessita, pois, quanto mais conhecimento e domínio do assunto o funcionário tiver, ele conseguirá desempenhar suas funções com mais agilidade e assim terá maiores ganhos para a empresa.
- Autoridade e responsabilidade: É necessário que o administrador saiba diferenciar sua autoridade diante de seus funcionários, procurando buscar um ambiente mais responsável.
- Disciplina: A disciplina é extremamente necessária para garantir o respeito, progresso e hierarquia que existe dentro da empresa.
- Unidade de comando: Este princípio defendido por Fayol diz que cada funcionário deve seguir ordens de apenas 1 chefe, evitando assim qualquer tipo de conflito interno.
- Unidade de direção: Tarefas que possuem o mesmo propósito/destino devem sempre serem efetuadas por apenas uma única pessoa (ou máquina) para que não haja perda de tempo.
- Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: Cada pessoa da empresa deve estar ciente e de acordo ao objetivo da empresa, caso contrário, o ambiente ficará prejudicado e existirá uma queda de produção.
- Remuneração do pessoal: Não se restringe unicamente ao salário, mas, participação dos funcionários nos lucros etc. A remuneração sempre deve andar junto do comprometimento do funcionário com a empresa.
- Centralização: O funcionário deverá ter entendimento de que quanto maior seu cargo dentro de uma empresa, maior sua responsabilidade dentro do âmbito profissional.
- Hierarquia: Do dono da empresa até o menor cargo, a hierarquia serve para deixar as ordens bem claras dentro da empresa.
- Ordem: Manter todos os recursos de uma forma extremamente organizada para não haver nenhum desperdício (de matéria prima ou qualquer recurso da empresa).
- Equidade: Para Fayol, equidade seria uma mistura de justiça e benevolência dentro da empresa. Este item fala que todos devem ter uma remuneração adequada (na maioria das vezes não acontece), ambiente de trabalho saudável e seguro etc.
- Estabilidade do pessoal: A estabilidade diz para o administrador não descolar uma pessoa que tem como principal função X para passar a realizar função Y. Isso ao longo do tempo gerará gastos.
- Iniciativa: A iniciativa de um funcionário dentro de uma empresa, por exemplo, serve para qualquer empregado (do mais baixo ao mais alto cargo) ter a liberdade de ao menos sugerir uma sugestão de negócio etc.
- Espírito de equipe: Um dos principais princípios, o espírito de equipe prega que os integrantes da empresa devem se enxergar como um time para terem um bom relacionamento profissional.
...