PLANEAMENTO FINANCEIRO - CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS
Projeto de pesquisa: PLANEAMENTO FINANCEIRO - CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MAIARAS • 27/4/2014 • Projeto de pesquisa • 2.628 Palavras (11 Páginas) • 380 Visualizações
INTRODUÇAO
É objetivo deste portifolio apontar os caminhos para a constante pratica de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos na organizaçao para atingir as suas metas.
No caso de Finanças Empresariais, possuir um Controle Financeiro Empresarial irá ajudá-lo a entender e monitorar a evolução das entradas, saídas, receitas e custos e despesas. Aprenderemos a evitar e resolver problemas. Como identificar e demonstrar lucros e prejuízos, prever gastos e receitas. Evitar que os planos não saiam como planejados, analisar se um investimento e viável ou não, analisar projetos de investimento, saber em que quanto tempo um investimento terá retorno, comparar e estimar valores. Tributos empresariais e a evolução da inflação, juros e câmbio no plano real serão alguns dos assuntos que veremos neste portfólio.
DESENVOLVIMENTO
1. PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERISTICA E FUNDAMENTOS
Planejamento Financeiro é um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Esta forma sistemática de se planejar pode ser empregada tanto na nossa vida pessoal como em ambientes empresariais.
O planejamento financeiro deve seguir os seguintes passos:
• Identificar as metas e objetivos a serem alcançados.
• Coleta de dados e informações necessárias.
• Análize da situação atual e consider as alternativas.
• Desenvover estratégias para atingir os objetivos.
• Implementação das estratégias: Colocar a teoria em prática e transformar metas em ações.
• Revisão de seus planos periodicamente.
Dessa forma é possível perceber que o planejamento finaceiro não visa apenas o enriquecimento e aumento de capital. Ele é muito imporatnte para o sucesso pessoal e profissional e será o divisor de águas entre os sonhadores e realizadores.
2. DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS
1. DEMONSTRATIVOS DO RESULTADO DO EXERCÍCIO PROJETADO
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
A demonstração do resultado do exercício, oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
Com base nos planos de vendas, produção e despesas operacionais elaboradas, pôde-se montar o demonstrativo do resultado do exercício, que visa demonstrar os lucros e prejuízos alcançados pela empresa no período estabelecido.
2. FLUXO DE CAIXA PROJETADO
Esta ferramenta é utilizada para prever o que poderá ou não acontecer em relação às finanças da empresa ou aos custos e lucratividade de um projeto ou negócio. O fluxo de caixa projetado, como o próprio nome diz, é uma projeção, utilizando previsões de gastos e receita para que se possam identificar antecipadamente problemas que possam surgir ou até mesmo a sobra de capital. Assim, uma empresa pode se programar, por exemplo, para equilibrar despesas e receitas e se prevenir em momentos em que as arrecadações possam ser inferiores à saída de caixa. Com isso é possível negociar melhores prazos junto a credores e fornecedores.
O objetivo o fluxo de caixa projetado é fornecer informações para a tomada de decisões, e preverem as necessidades de capitação de recursos ou até mesmo aplicar excedentes de caixa em rendimentos sem comprometer a sua liquidez. Sendo assim, não resta dúvida de que o planejamento é a parte mais importante do fluxo de caixa sendo a projeção de despesas e receitas e também uma poderosa ferramenta de gestão a médio e longo prazo.
3. A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇAO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS.
A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que as atividades não condizam com o que foi planejado.
A isto da- se o mome Controle. É fundamental para que consiga atingir suas metas. Sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários.
4. FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
1. VALOR PRESENTE LÍQUIDO
O valor presente líquido (VPL) é uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento. Ele é definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração.
Os fluxos estimados podem ser positivos ou negativos, de acordo com as entradas ou saídas de caixa. A taxa fornecida à função representa o rendimento esperado do projeto.
Caso o VPL encontrado no cálculo seja negativo, o retorno do projeto será menor que o investimento inicial, o que sugere que ele seja reprovado. Caso ele seja positivo, o valor obtido no projeto pagará o investimento inicial, o que o torna viável.
2. TAXA INTERNA DE RETORNO
A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do VPL, a TIR não retorna um valor monetário,ela retorna um percentual. O percentual retornado pela TIR é a taxa de juros que faz com que o VPL seja igual zero.
A Taxa Interna de Retorno é um método utilizado na análise de projetos de investimento. A TIR é definida como a taxa de desconto de um investimento que torna seu valor presente liquido
...