POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Tese: POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rudinei.67 • 23/3/2014 • Tese • 3.226 Palavras (13 Páginas) • 620 Visualizações
APRESENTAÇÃO
Este Manual de Segurança do Trabalho da Empresa . Visa orientar todos os nossos colaboradores como proceder de forma segura dentro da empresa, através de ações preventivas que devem ser seguidas por todos.
É nosso objetivo envolvê-lo e tê-lo compromissado com o nossa Política de Segurança e Saúde no Trabalho.
POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Tem como objetivo principal, proporcionar aos colaboradores que trabalham nos diversos setores, condições seguras e satisfatórias para execução dos trabalhos.
Assegurar que todos os colaboradores recebam a formação necessária para evitar os riscos de suas tarefas.
Empenho para reduzir de forma sistemática os acidentes, através de:
Todos os acidentes têm causas que, xuma vez identificadas, podem ser eliminadas. Portanto os acidentes são evitáveis.
A prevenção é um conjunto de ações que visa a eliminação das causas dos possíveis acidentes, impedindo assim sua ocorrência. Ela deve estar presente:
Na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos Na elaboração de novos projetos Nas modificações das instalações Na compra de produtos e contratação de serviços
Nas etapas de produção, comercialização, transporte e distribuição de nossos produtos
A legislação e as normas nacionais ou, na ausência destas, outras normas e recomendações internacionalmente reconhecidas devem ser rigorosamente aplicadas. O mesmo rigor deve ser observado na aplicação de normas e procedimentos internos da empresa.
Cada empregado, dentro de seu âmbito de atuação, é responsável pela aplicação da segurança do trabalho e, consequentemente, pelos resultados obtidos.
Todo empregado, dentro de suas atribuições e competências, tem o dever de contribuir para a busca de um nível de performance cada vez melhor.
Uma boa performance nos campos de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente é fator de valorização do empregado e da Empresa.
REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA E SAÚDE
1 – Regras Trânsito Interno:
1- É obrigatório o uso de cinto de segurança no interior da, conforme previsto na legislação.
2- Na utilização de veículo, respeite a velocidade máxima indicada nas placas de sinalização que é de 10 km/h. Respeite as regras prescritas no Código de Trânsito Brasileiro. As Multas de Trânsito são de responsabilidade do empregado condutor.
3- Ao utilizar motocicleta em seus deslocamentos, utilize capacete e mantenha o farol aceso, além de observar as demais medidas previstas na legislação.
4- Automóveis de visitantes e funcionários deverão estacionar na área reservada (estacionamento externo) com exceção dos automóveis dos gerentes e diretores que poderão estacionar dentro da empresa.
5- Os compartimentos de carga dos veículos que entrarem dentro das dependências da deverão ser fiscalizados pelo vigilante na entrada e na saída.
6- Nos horários de troca de turno (das 6:35 às 7:15, 14:35 às 15:15, 22:35 às 23:15) será proibida a movimentação de qualquer veículo dentro das dependências da empresa.
7- CONSCIENTIZAÇÃO DE SEGURANÇA PATRIMONIAL
O objetivo deste item é o de informar aos funcionários que a empresa dispõe de meios de acesso aos setores, que poderão tomar atitudes com relação à situações que envolvam segurança patrimonial.
Salientamos que a empresa preservará os funcionários que queiram permanecer anônimos, quando presenciarem situações que possam vir a causar danos a empresa ou mesmo a outrem (outros funcionários) até mesmo de forma involuntária.
Citamos abaixo alguns itens que se enquadram no título acima:
- Arrombamento ou destruição de armários;
- Furto / roubo de pertences de colegas ou da empresa;
- Destruição de ferramentas / maquinários ou outros equipamentos;
- Provocações de pedestres quando estiver no fretado da empresa;
- Utilização de drogras ilícitas nas dependências da empresa ou no fretado;
- Desobediência à legislação com relação a fumar em áreas proibidas;
- Descansar em locais proibidos como depósito de bobinas e outros;
- Desobediência como descarte incorreto dos resíduos;
- Prática de assédio moral ou sexual dentro da empresa ou fretado.
O setores responsáveis por receber esse tipo de denúncia são os setores de Recursos Humanos (ramal:) e Segurança do Trabalho (ramal:).
8- Transporte Fretado:
O colaborador da que fizer uso do ônibus fretado da empresa () só terá acesso ao mesmo depois que apresentar o crachá de funcionário/Terceiro/Temporário ao motorista, evitando assim que estranhos ou pessoas com segundas intenções ingressem no ônibus.
Os usuários do transporte deverão fazer a viagem até o destino sempre sentados, levantando-se apenas no momento em que irão descer, evitando assim possíveis acidentes caso o motorista precise frear de forma brusca.
Os usuários do transporte fretado da deverão respeitar seus colegas na mesma condição evitando brincadeiras desagradáveis, que poderão resultar em atitudes agressivas.
É proibido aos usuários, bem como aos motoristas do transporte, oferecer carona a qualquer pessoa, até mesmo familiares, que não
...