PepsiCo
Resenha: PepsiCo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TEREZINHALINDA • 21/3/2014 • Resenha • 368 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
No fim de setembro, começam a pipocar no SAC da companhia ligações de consumidores que tiveram a boca queimada após tomar o que deveria ser uma mistura de leite e chocolate. Até a última semana já eram 39 pessoas feridas, moradoras de 15 diferentes cidades do Estado. É assim que um lote de 80 caixinhas do Toddynho, cujo valor é um pouco superior a R$ 100, pode trazer um prejuízo incalculável em vendas e de imagem à fabricante americana de bebidas e alimentos. “Houve um erro”, afirmou à DINHEIRO Vladmir Maganhoto, diretor da unidade de negócios Toddynho da PepsiCo. “Estamos promovendo pesquisas junto aos consumidores para captar o tamanho do estrago e fazendo uma revisão de nossos processos internos, para evitar a repetição dos problemas.” Falhas acontecem no mundo corporativo, o tempo todo. É fato. A PepsiCo não é a primeira e, certamente, não será a última empresa a enfrentar um problema de produção, a colocar no mercado um produto com falhas ou até mesmo a sofrer com sabotagem. O grande teste de fogo é a forma como as corporações reagem a esses contratempos e ameaças.
A relação das marcas com o consumidor é como se fosse uma conta bancária: é construída em pequenos depósitos ao longo do tempo. Às vezes, há um saque. Se a marca for forte, escapará com menos danos. Senão, pode entrar no vermelho. Os problemas de produção do Toddynho acertaram em cheio a PepsiCo justo no momento em que ela procurava galgar novos degraus no Brasil. Em janeiro, a companhia trouxe o executivo Roberto Ríos, que dirigia as operações na Venezuela e na Colômbia, para comandar a divisão de alimentos, sua mais bem-sucedida área de negócios no País. Ríos disse a que veio: lançou uma nova campanha publicitária do achocolatado Toddy, aumentou sua participação em redes sociais e anunciou novos investimentos para breve. O mercado começou a fervilhar de boatos sobre o interesse da companhia por novas aquisições. A crise com o Toddynho, porém, pode engavetar esses planos. Pelo menos, a curto prazo, o desafio passa a ser recuperar a imagem de um produto estratégico. É difícil imaginar o tamanho do impacto do caso sobre os negócios da companhia.
...