Pesquisa Biografica Karl Marx
Por: lucas.cm96 • 14/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.889 Palavras (8 Páginas) • 289 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pesquisa Biográfica – Karl Marx
Lucas Cloretti - RA: 00167319
Daniel Carvalho - RA: 00167378
Turma: MB-1 Sala: 125
Disciplina: Introdução à Economia
Professor: José Geraldo Portugal
São Paulo, 1 de Junho de 2015
Sumário
1 Introdução...................................................................................................................... 3
2 Quem foi Karl Marx...................................................................................................... 4
3 Época............................................................................................................................. 5
4 Influência....................................................................................................................... 6
5 Quem Karl Marx influenciou........................................................................................ 7
6 Contribuições mais notáveis......................................................................................... 8
7 Conclusão...................................................................................................................... 9
8 Bibliografia.................................................................................................................. 10
Introdução
Essa pesquisa biográfica referente ao filósofo Karl Marx irá apresentar sua vida social, pessoal e profissional. A pesquisa aborda temas altamente pessoais como também suas teorias. Marx é então considerado o grande filósofo do século XIX, devido ao seu sucesso diante das questões políticas e sociais do século.
O principal objetivo dessa pesquisa é apresentar a formação de Karl Marx como homem e como ele se tornou um grande pensador, mostrando suas relações sociais e algumas de suas mais influentes teorias.
A pesquisa está dividida em tópicos, sendo eles : Introdução, Quem foi Karl Marx, Época, Influência, Quem Karl Marx influenciou, Contribuições mais notáveis, Conclusão e Bibliografia.
Quem foi Karl Marx.
Karl Heinrich Marx foi um filósofo, economista e socialista do século XIX. Nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, no sul da Alemanha, e morreu no dia 14 de março de 1883, em Londres. Seu pai, advogado, e sua mãe descendiam de judeus, porém se converteram ao protestantismo. Karl Marx estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, no ano de 1841. Em 1842, assumiu a chefia da redação de um jornal chamado Jornal Renano, na cidade de Colônia. Seus artigos irritaram as autoridades por serem radical-democratas e com isso Marx se mudou para Paris, no ano de 1843.
Em Paris, Marx conheceu Friedrich Engels. Porém, em 1845, Marx foi expulso da França e radicou-se em Bruxelas participando de organizações clandestinas de exilados e operários.
Em fevereiro de 1848, Engels e Marx publicaram o folheto O Manifesto Comunista, que viria a ser o primeiro retrato de sua teoria revolucionária chamada de marxismo. Porém, os movimentos revolucionários foram derrotados e Marx se fixou em Londres em 1849, onde viveu na miséria durante 15 anos e sempre que possível era ajudado por Engels, que vivia em Manchester. Nesse período, dois de seus quatro filhos morreram. Em Londres, Marx dedicou-se a estudos históricos e econômicos, onde frequentava a sala de leituras do British Museum. Também durante esse período, Marx escrevia artigos sobre política exterior para jornais norte-americanos.
Em 1864, Marx foi co-fundador da Associação Internacional dos Operários, chamada posteriormente de I Internacional. Publicou o primeiro volume de sua principal obra em 1867, denominada O Capital. Porém, dentro da I Internacional, Marx encontrou a oposição dos anarquistas, que eram liderados por Mikhail Bakunin e consequentemente, Bakunin sairia derrotado.
Com todas essas ideias implantadas, surgiu então a Comuna de Paris, onde fez com que Karl Marx se tornasse conhecido internacionalmente. A formação de partidos democráticos foi fundamental para a consolidação das ideias marxistas, porém Marx não teve a oportunidade de presenciar o sucesso das vitórias eleitorais de tais partidos.
Época
A época vivida por Karl Marx se deparava com diversos conflitos, principalmente na Europa, tanto no campo das instituições como no das ideias. Na sociedade em sua universidade, o centro das discussões era composto pelas doutrinas socialistas e anarquistas.
As revoltas antimonárquicas de 1848 que ocorreram nos países europeus influenciaram a sua obra, pois Marx sempre discutia as ideias anarquistas.
Marx também viveu a época da Comuna de Paris, que foi fundada em 1871. A Comuna foi marcada pela tomada do poder pela classe operária na França. Assim, a Comuna de Paris se apoiou então nas ideias marxistas, que eram ideias revolucionárias.
No contexto mundial, outros fatos importantes também acontecerem, porém não eram fatos que atingissem diretamente o trabalho político de Marx.
Só no Brasil, três acontecimentos ocorreram durante o século XIX: a Independência do Brasil em 1822, a Proclamação da República em 1889 e a destruição de Canudos, uma cidade da Bahia, em 1897.
Além disso, o século XIX também representou um grande avanço da tecnologia e da ciência. A locomotiva a vapor é inventada por Stephenson, o telefone é inventado por Graham Bell, o microfone é inventado por Thomas Edison, o carro movido a gasolina é produzido por Gottlieb Daimler e o raio-X é descoberto por Röentgen.
Com isso, pode-se dizer que a época vivida por Karl Marx é uma época revolucionária, com ideias e acontecimentos marcantes. Assim, Karl Marx também se tornaria um revolucionário de sua época, sendo então um típico homem do século XIX.
Influência
Quando Marx começou a escrever a jornais radicais conheceu Frederick Engels, que se tornou um amigo de longa data e depois um grande colaborador a seu trabalho. Em 1849, foi exilado e mudou-se para Londres ao lado de sua família, onde continuou formulando e constituindo suas teorias sobre a atividade econômica e social.
...