TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento. A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO

Projeto de pesquisa: Planejamento. A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.329 Palavras (26 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 26

1. Introdução

Como toda empresa é parte integrante do seu ambiente. Enquanto os níveis mais baixos da empresa (nível operacional) estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (nível estratégico) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa.

Administração significa, em primeiro lugar, ação. Enquanto os níveis mais baixos da empresa (nível operacional) estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (nível estratégico) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa. Assim, o conhecimento objetivo sobre o ambiente é fundamental para o processo estratégico administrativo, no sentido de se obter a adequada compatibilidade entre a empresa e as forças externas que afetam direta ou indiretamente seus propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas, estrutura, recursos, planos, programas, projetos, procedimentos, etc., e para alcançar os resultados desejados é necessário que a empresa os decomponham até que sejam transformados em ações e resultados.

A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle. os processos administrativos são também chamados de funções administrativas ou funções gerenciais. Outros processos ou funções importantes, como coordenação, direção, comunicação e participação, contribuem para a realização dos quatro processos principais. O Processo Administrativo nos três níveis organizacionais

Neste contexto reflete-se a necessidade da identificação de fatores competitivos de mercado e potencial interno, para atingir metas e planos de ação que resultem em vantagem competitiva, com base na análise sistemática de mudanças ambientais previstas para um determinado período. E para este trabalho foi tomado como referência o planejamento estratégico que deve considerar a empresa como um todo e não apenas um de suas partes. É para esse efeito que as organizações adotam estratégias que possam proporcionar aos seus clientes mais valor do que a concorrência, aproveitando as potencialidades dos recursos à sua disposição, portanto, o planejamento estratégico não deve ser considerado apenas como uma afirmação das aspirações de uma empresa, pois inclui também o que deve ser feito para transformar essas aspirações em realidade.

2. Planejamento

Planejamento é a primeira função administrativa, definindo objetivo para o futuro desempenho organizacional e decidindo sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.

O planejamento é a arma utilizada pelo administrador para orientar-se e alcançar os objetivos colimados, por intermédio de ações baseadas em métodos, planos ou lógica, e não ao acaso. Assim, planejar envolve soluções de problemas e tomadas de decisão.

A primeira das quatro funções administrativas - o planejamento - é definida como um processo de estabelecer objetivos e decidir o modo como alcançá-los. Objetivos são os resultados específicos ou metas que se deseja atingir. Um plano é uma colocação ordenada daquilo que é necessário para atingir os objetivos. Os planos identificam os recursos necessários, as tarefas a serem executadas, as ações a serem empreendidas e os tempos a serem seguidos. Podemos definir planejamento como o processo de estabelecer objetivos e o curso da ação adequado para atingi-los.

Planejamento: funciona como a primeira função administradora, pois serve de base para as demais.

ü É uma reflexão que antecede a ação;

ü É um processo permanente e contínuo;

ü É sempre voltado para o futuro;

ü É uma relação entre as coisas a fazer e o tempo disponível para tanto;

ü É mais uma questão de comportamento e atitude da administração do que propriamente um elenco de planos e programas de ação;

ü É a busca da racionalidade nas tomadas de decisões;

ü É um curso de ação escolhido entre várias alternativas de caminhos potenciais;

ü É interativo, pois pressupõe avanços e recuos, alterações e modificações em função de eventos novos ocorridos no ambiente externo e interno da empresa.

Neste texto, administração é definida como um processo contínuo e iterativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. A definição de administração estratégica que propõe-se acentua que os administradores de dediquem a uma serie de etapas. Essas etapas, que se discutirá são: processos de administração estratégica, realização de uma análise do ambiente, estabelecimento da diretriz da organização, formulação e implementação da estratégia organizacional e exercício do controle estratégico.

A definição também sugere que o processo de administração estratégica seja contínuo – nunca realmente para dentro da organização. Embora diferentes atividades da administração estratégica possam receber mais ou menos ênfase e possam ser adotadas com diferentes intensidades em diferentes épocas, a gerência deverá virtualmente sempre abordar ou refletir sobre algum aspecto da administração estratégica. Apesar disto é necessário que as pessoas sejam constantemente desenvolvidas e direcionadas para se atingir os objetivos esperados e conseguir sobreviver às constantes mudanças.

2.1 Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”. O planejamento estratégico identifica ‘’o como fazer’’ para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Contudo este planejamento deve ser aplicado a longo prazo, quando se trata de um local estável e ou estabilizado considera-se um longo prazo de cinco ou mais anos. Já em um local turbulento o longo prazo é de no máximo doze meses estando assim atualizações constantes. O planejamento estratégico existe para que exista a coerência e a consistência ao que está incerto. Deve-se contar com a participação não apenas de níveis institucionais mas contar com a participação do gerente de linha que possui profundo conhecimento em sua área de atuação.

2.2 Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com