Planejamento de frota e expedição
Artigo: Planejamento de frota e expedição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KEELSONMIRANDA • 21/5/2014 • Artigo • 917 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
Planejamento de frota e expedição.
O problema de planejamento e designação de veículos às rotas, consiste em consolidar uma programação de viagens e a respectiva designação de veículos, que atenda ao conjunto de restrições correspondentes, ao mesmo tempo em que venha a otimizar a "função objetivo" do problema. O desafio na construção de controles operacionais em tempo real, para sistemas complexos, requer a participação de diferentes grupos de pessoas que contribuem de diferentes formas.
O problema de designação tem um espectro amplo e não trata apenas de um problema específico de alocação simples, ou designação do veículo de transporte, mas pode estar relacionado a um número grande de possibilidades; sem a intenção de esgotá-las. Seguem-se alguns exemplos: O veículo (caminhão, navio, avião, etc.) a uma determinada rota; O veículo a um determinado cliente, ou a conjuntos de clientes; O veículo a uma determinada carga, ou a um conjunto de cargas; Oveículo a um ponto de origem ou destino, como caminhões às garagens, navios aos portos, aviões aos aeroportos, etc... Motoristas ao veículo, tripulações aos navios ou aviões.
5. Supply Chain Management.
Também conhecida como gerenciamento da cadeia de suprimentos no Brasil ou gestão da cadeia de fornecimento em Portugal ou ainda a expressão inglesa também muito utilizada no meio, supply chain management, ou SCM, é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas, lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos.
Gerenciamento de uma cadeia de suprimentos tem um escopo muito amplo, incluindo fornecedores, subfornecedores, operações internas de transformação, estocagem e distribuição, atacadistas,varejistas e consumidores finais. MARTINS & ALT.(2000).
Os componentes de SCM são:
• Planejamento de demanda (previsão);
• Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão);
• Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições);
• Otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual;
• Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) – diário;
• Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto;
• Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho -diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avaliação e relatórios de qualidade.
Segundo AKKERMANS ET AL (2003), a cadeia de suprimentos é como uma rede, constituída de fornecedores, fabricantes, distribuidores, revendedores e consumidores. Em nível operacional, esta rede suporta três tipos de fluxos os quais requerem um cuidadoso planejamento e uma coordenação muito forte.
• Fluxo de material: representa o fluxo físico de produtos vindo dos fornecedores para os consumidores, bem como o fluxo reverso de retorno de produtos provenientes de serviços de reparo, garantia e reciclagem.
• Fluxo de informações: este representa a transmissão do pedido e o rastreamento do mesmo, o qual coordena o fluxo físico dos produtos.
• Fluxos financeiros: neste, são representados os termos de crédito, cronogramas de pagamento e arranjos de propriedade e consignação.
Esta rede tem sua operação suportada por três pilares: A evolução das cadeias de suprimentos e a contribuição
...