TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Seminário: Planejamento estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Seminário  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento estratégico pode ser caracterizado como um esforço sistemático para produzir decisões fundamentais e ações, dando forma e orientação a uma organização empresarial, o que faz, e porque o faz. O objetivo do planejamento estratégico é o desenvolvimento de um mapa pelo qual gerencia o posicionamento de uma organização.

Embora alguns sugiram que o planejamento estratégico tenha perdido parte da sua eficácia, as maiorias dos gestores continuam a reconhecer a necessidade de um planejamento estratégico com suas execuções eficazes. Enquanto o planejamento estratégico requer uma quantidade significativa de tempo e pode ser bastante frustrante, se feito corretamente, pode permitir que uma empresa reconheça a sua posição mais eficaz dentro do mercado.

Há uma variedade de perspectivas, modelos e abordagens utilizadas no planejamento estratégico. O desenvolvimento e implementação destas ferramentas diferentes dependem de um grande número de fatores, como tamanho da organização, a natureza e a complexidade do ambiente da organização, liderança da organização e da cultura. Uma delas é a Boston Consulting Group Matrix, mais conhecida como BCG.

No final dos anos 1960 o Boston Consulting Group, uma empresa líder em consultoria de gestão, projetou uma matriz de quatro células conhecida como BCG Matrix Crescimento. Esta ferramenta foi desenvolvida para companhias de assistência na medição de todos os negócios de sua empresa de acordo com a quota de mercado relativa e crescimento do mercado. A matriz BCG fez uma contribuição significativa para a gestão e continua a ser uma importante ferramenta estratégica utilizada pelas empresas hoje. A matriz fornece uma imagem composta da posição estratégica de cada negócio separado dentro de uma empresa para que a gestão possa determinar os pontos fortes e as necessidades de todos os setores. O desenvolvimento da matriz exige a avaliação de um portfólio de negócios, que inclui divisões autônomas de uma organização (atividades, ou centros de lucro).

A Matriz BCG apresenta graficamente as diferenças entre essas unidades de negócio em termos de quota de mercado relativa e taxa de crescimento da indústria. O eixo vertical representa em uma escala linear a taxa de crescimento do mercado em que a empresa existe (ver Figura 1). Isto é geralmente visto como a taxa de crescimento esperada para os próximos cinco anos de mercado em que uma determinada empresa compete. Os valores do eixo vertical estão às taxas de mercado relevante de crescimento (ou seja, 5 por cento, 10 por cento, 15 por cento, 20 por cento, etc.)

Geralmente um nível de 10 por cento de corte é selecionado a fim de distinguir alta de baixa taxa de crescimento do mercado (um valor 10 por cento corresponde a duplicar a experiência atual nos próximos 5-7 anos).

O eixo horizontal representa em uma escala logarítmica a quota de mercado de um negócio dentro de uma empresa em relação à quota de mercado do maior concorrente no mercado. Por exemplo, uma empresa pode ter uma quota de mercado de 10 por cento e a empresa B, o principal concorrente, detém 40 por cento do mercado. A participação da empresa no mercado em relação à ação da Companhia B de mercado é de 25 por cento, ou 0,25. Se a empresa A possui uma quota de 40 por cento e a empresa B tem um 10 por cento das ações da Companhia, A quota de mercado é 400 por cento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com