Política Monetária: Determinação da Taxa de Juros
Ensaio: Política Monetária: Determinação da Taxa de Juros. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: claytonmelo • 23/11/2014 • Ensaio • 546 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
Política Monetária: Determinação da Taxa de Juros
1 - Defina a Taxa Selic?
R: A Taxa Selic é também conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira. É a menor taxa de juros da economia brasileira e serve de referência para a economia brasileira. Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancárias em títulos públicos federais.
2 - O que é taxa nominal de juros?
R: A taxa de juro nominal é a taxa que obrigatoriamente deve ser indicada em todos os contratos de crédito ou nas aplicações e corresponde ao período de um ano. Sendo que, é uma remuneração monetária sujeita aos efeitos da inflação.
3 - O que é taxa real de juros?
R: A taxa de juro real é a taxa que reflete a redução do poder de compra de um montante de juro.
4 - Qual é o efeito de uma elevação da taxa de juros?
R: Com a elevação da taxa de juros diminui o consumo, também desestimula o investimento por parte das empresas, mais como contra partida controla a inflação.
5 - Porque elevar a taxa Selic eleva o gasto do governo?
R: Por que com os juros altos o custo da divida do governo também aumenta, assim o governo precisa desviar cada vez mais recursos do orçamento para pagar a divida.
6 - Explique porque as taxas de juros são tão altas no Brasil?
R: O principal problema que afeta a taxa de juros no Brasil é o desequilíbrio das contas do governo, quando o governo gasta mais do que arrecada, ele obrigado a recorrer ao dinheiro do setor privado para se financiar. Resultado sobram menos recursos para as empresas e o preço do dinheiro sobe.
3
7 - Como a elevação da taxa de juros contribui para redução da inflação?
R: Elevando a taxa de juros o governo tem objetivo impactar diversos aspectos da economia, com juros elevados o consumo diminui, forçando os preços a caírem porem a alta dos juros desestimula a tomada de financiamentos prejudicando assim o mercado interno.
8 - Qual relação da taxa de juros com a taxa de câmbio?
R: Como a taxa de juros retrata a rentabilidade dos títulos públicos, quem investe em títulos brasileiros ganha com os juros altos, o que faz entrar mais dinheiro no país, ou seja, os investidores estrangeiros vêm com seus dólares e compram títulos brasileiros. Quanto mais dólares entram no país, menor a cotação dessa moeda por aqui. Então o aumento na taxa Selic pode diminuir a cotação do dólar no curto
prazo, e o inverso funciona do mesmo jeito, a queda na Selic levaria a uma fuga de capitais e a uma disparada do dólar.
9 - Porque o governo não pode reduzir muito a taxa Selic?
R: Por que reduzindo muito a taxa Selic, o governo teria problemas com a inflação, pois diminuindo a taxa isso geraria um superaquecimento da atividade gerando a inflação, e também os juros passariam a ser menos atraentes para os investidores levando a uma fuga de capitais e uma dispara do dólar.
10 -
...