Por que os principais problemas econômicos
Tese: Por que os principais problemas econômicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosemoraes • 29/3/2014 • Tese • 1.645 Palavras (7 Páginas) • 388 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo Economia
Economia
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Filosofia
Enviado por: vmarculino 07 abril 2013
Palavras: 1706 | Páginas: 7
1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R: Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são limitados, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. E essas escolhas levam às questões como o que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).
2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou a curva de transformação?
R: Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Em suma trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá que fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
3) Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção ou curva de transformação. Ilustre graficamente.
R: O formato côncavo se dá pelo fato de que quanto mais se produzir (com incrementos iguais) um item X, maior será a queda na produção de Y (queda cada vez maior a cada incremento em X).
4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R: Para entender o funcionamento do sistema econômico, vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e não tenha transações com exterior ( economia fechada ). Os agentes econômicos são as famílias e as empresas. As famílias são proprietárias de fatores de produção e os fornecem às empresas, através do mercado dos fatores de produção. As empresas, através da combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de bens e serviços. No entanto, o fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços. Desse modo, paralelamente ao fluxo real temos um fluxo monetário da economia.
5) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R: Bens de Capital: são aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: Máquinas, Equipamentos e Instalações.
Bens de Consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis.
(geladeiras, fogões, automóveis) ou como não – duráveis (alimentos, produtos de limpeza).
Bens Intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo de produtivo (insumos, matérias-primas e componentes).
Fatores de Produção: São constituídas pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.
6) O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos?
R: O argumento positivo diz respeito ao que é, explicando os fatos da realidade, enquanto o argumento normativo refere-se ao que deve ser. Este último diz respeito a juízos de valor, a aspectos morais ou religiosos.
7) Qual a importância da Matemática e da estatística para os estudos econômicos? Exemplifique.
R: A Economia é limitada pelo meio físico, dado que os recursos são escassos, e se ocupa de quantidades físicas e das relações entre essas quantidades, como a que se estabelece entre a produção de bens e serviços e os fatores de produção utilizados no processo produtivo. Logo a matemática e a estatística, se tornam necessárias para estabelecer relações entre variáveis econômicas. A matemática por sua vez torna possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações de economia e permite análises econômicas na forma de modelos analíticos com poucas variáveis estratégicas, que resumem os aspectos essenciais da questão em estudo.
Ex: “ O consumo nacional esta diretamente relacionada com a renda nacional”
8) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R: Os mercantilistas tinham como significado de riqueza a acumulação de metais preciosos, que segundo eles manteriam o Estado poderoso e sempre na resolução dos assuntos econômicos.
Os fisiocratas por sua vez pensavam que a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a extração de minérios. Os clássicos na ideia do livre iniciativa, a riqueza estavam no trabalho do homem onde os fatores decisivos para o aumento da produção são a divisão do trabalho, e os trabalhadores deveriam especializar-se em determinas tarefas.
9) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
R: Adam Smith (1723-1790) Precursor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado, com um corpo teórico próprio, publicou a obra A Riqueza
...