Por que os principais problemas econômicos
Ensaio: Por que os principais problemas econômicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Franciscleide • 4/10/2014 • Ensaio • 499 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Economia
Trabalho I
1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, e quanto, como e para quem produzir) originaram-se da escassez de recursos de produção?
R= Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).
2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
R= Pode ocorrer fundamentalmente tanto em função do aumento da quantidade física de fatores de produção quanto em função de melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com o progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação da mão-de-obra.
3. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R= Para entender o funcionamento do sistema econômico, vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e não tenha transações com exterior (economia fechada). Os agentes econômicos são as famílias e as empresas. As famílias são proprietárias de fatores de produção e os fornecem às empresas, através do mercado dos fatores de produção. As empresas, através da combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de bens e serviços. No entanto, o fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços. Desse modo, paralelamente ao fluxo real temos um fluxo monetário da economia.
4. A economia é uma ciência não-normativa. Explique.
R= Sim. Economia é uma ciência social, pois estuda a situação econômica da sociedade.
5. Considere as duas seguintes proposições:
a) As nações insuficientemente desenvolvidas, de baixo PNB per capita, têm uma alta taxa de crescimento demográfico.
b) A alta taxa de crescimento demográfico das nações economicamente atrasadas deve ser reduzida, pois dificulta a promoção acelerada do crescimento econômico.
Indique qual delas é uma proposição normativa. Justifique sua resposta.
R= A proposição B é a normativa, pois nela consta um julgamento de valor (opinião, análise) sobre a alta taxa de crescimento demográfico das nações economicamente atrasadas. Se o crescimento
...