Previa economia
Por: Aline Regina • 31/5/2015 • Resenha • 367 Palavras (2 Páginas) • 462 Visualizações
Nome: Aline Regina Silva Carneiro RA 121200212 Data: 11/05/2015
Prévia 4 – Modulo D – Política Externa
Leitura e Resumo do Capítulo 5 – Economia Brasileira Lanzana
Taxa de cambio é a medida de conversão de uma moeda em outra, em que no Brasil temos como referência o dólar norte americano.
O Sistema Cambial é dividido em três: cambio livre, cambio fixo e minibandas. No cambio livre, o valor da moeda é determinado pela oferta e demanda de dólares e tem como característica a alta volatilidade, que traz incertezas para os agentes econômicos. A volatilidade faz com que alguns países adotem a “flutuação suja”, que é quando o banco central estabelece alguns limites que não são comunicados ao mercado e quando esses limites são ultrapassados, ele interfere vendendo ou comprando dólar.
- Oferta de moeda: exportadores, turistas estrangeiros que vem ao Brasil, empresas transnacionais, ou seja, todos que trazem dólares para o país.
- Demanda de moeda: importadores, turistas brasileiros que vão ao exterior, empresas transnacionais que enviam juros para o exterior.
No cambio fixo é quando o governo estabelece um valor fixo para a moeda estrangeira. Esse sistema é utilizado em países que geralmente possuem problemas inflacionários, que usam o cambio fixo como medida para controlar a inflação.
O sistema de minibandas é o meio termo dos dois sistemas descritos acima, onde o governo estabelece mini-intervalos que são comunicados ao mercado, e se necessário o banco central vende e compra divisas para manter a cotação dentro da minibanda.
Na política econômica, a taxa de câmbio pode contribuir para o aumento do PIB, através da elevação da exportação, ou seja, aumento das vendas para o exterior. Porém desvalorização da moeda local (e aumento da taxa de cambio) impacta negativamente a inflação, pelo aumento dos produtos importados.
...