Principais problemas econômicos
Tese: Principais problemas econômicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: genwes • 21/5/2014 • Tese • 496 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
Questões dos Capítulos 1 - Página 15 – Capítulo 1
1- Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Resposta: Porque não existem recursos suficientes para atender as necessidades ilimitadas humanas. A sociedade precisa definir dentro das possibilidades de produção quais e as quantidades de produtos precisam ser produzidos, escolher o nível tecnológico mais adequado, e, definir para quem será produzido, evitando desperdício.
2- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
Resposta: Mostra a capacidade máxima de produção da sociedade supondo o pleno emprego (capacidade máxima) dos fatores de produção, que se dispõe, em determinado período de tempo, e ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade.
3- Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção. Ilustre graficamente.
Resposta: Supondo dois produtos X e Y, a curva de produção tem inclinação negativa, porque quando a produção de um bem aumenta a outra diminui, apresentando o máximo de combinações entre X e Y que podem ser produzidas a plena capacidade dos fatores de produção.
4- Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
Resposta: De um lado temos o agente famílias que estão no mercado fornecendo fatores de produção e consumindo bens e serviços produzidos pelo agente empresas, que estão no mercado produzindo e fornecendo ao mercado bens e serviços. De uma forma simplificada funciona da seguinte forma: As famílias fornecem fatores de produção a empresa e em troca recebem uma remuneração, com esta numeração vão ao mercado e adquirem bens e serviços, formando assim o fluxo real, onde são transacionados bens e serviços e de outro o fluxo monetário, onde circulam moeda.
5- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Resposta: Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens e não se desgastam totalmente no processo produtivo. Ex: máquinas.
Bens de consumo: são bens destinados a satisfação das necessidades humanas. Podem ser duráveis e não duráveis.Bens intermediários: são bens que são transformados na produção de outros bens. Ex: matéria-prima.Fatores de produção: recursos necessários para que a produção seja realizada, são: trabalho e capacidade empresarial, capital, terra (recursos naturais) e tecnologia.
6- O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
Resposta: Argumentos positivos: não envolvem juízo de valor. Ex: Se a gasolina aumentar, coeteris paribus, as pessoas irão comprar menos. Argumentos normativos: contem juízo de valor sobre algo, faz análise. Ex: Se a gasolina aumentar não será bom para a economia.
7- Qual a importância
...