Probabilidade na Economia
Por: Adriely Tronconi • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.719 Palavras (11 Páginas) • 326 Visualizações
Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica[pic 1][pic 2]
Gabriel Alves Moreira , Adriely Tronconi , Ellen Cristina , Mariana Pires, Victor Henrique e Waysse Nadielly
CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
ANÁPOLIS - GO
2016
Gabriel Alves Moreira , Adriely Tronconi , Ellen Cristina , Mariana Pires, Victor Henrique e Waysse Nadielly[pic 3]
CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
Trabalho apresentado no curso de graduação
em Engenharia Civil do Centro Universitário
de Anápolis-Unievangélica para a disciplina
Probabilidade e Estatística, como requisito parcial
para a aprovação de semestre.
Orientador: Profº Anderson River de Paula
ANÁPOLIS – GO
2016
Sumário[pic 4]
1. O que são Construções Sustentáveis..................................................................... 3
1.1 Qual é o lucro de obras sustentáveis para as construtoras?................................ 4
1.2 Qual é a economia de uma construção sustentável?........................................... 4
1.3 De quanto é a procura por um imóvel sustentável?............................................. 6
1.4 Qual é o crescimento desse tipo de obra no Brasil?............................................ 7
1.5 Qual é a média de profissionais qualificados para trabalhar numa construção sustentável?................................................................................................................ 8
1.6 Qual a chance de uma construção sustentável durar mais que uma construção convencional?.............................................................................................................. 8
1.7 Como é a poder de posse de uma construção sustentável entre as classes sociais?........................................................................................................................ 9
1.8 Quais estados estão com alto nível de sustentabilidade?................................. 10
1.9 De quanto é o nível de contribuição das obras sustentáveis para o Meio Ambiente?................................................................................................................. 10
1.10 Como é o uso de materiais biodegradáveis entre as construtoras?................ 11
2. Conclusão............................................................................................................. 12
3. Referências........................................................................................................... 13
O que são Construções Sustentáveis?
A construção sustentável é uma forma de se construir casas e edifícios, harmonizando-os com o meio ambiente. Ela procura, durante toda sua produção e pós-construção, amenizar os impactos à natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. Além disso, é imprescindível a aplicação de materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, como madeiras reflorestadas e tijolo de adobe, por exemplo. A aplicação desse conceito entrou na pauta dos arquitetos após a Crise do Petróleo, dada na década de 1970, amenizando a utilização de energia e procurando novas formas de utilizá-la. Após o término da crise, o conceito não sumiu, pois a tendência de levar a sustentabilidade cada vez mais a sério só evoluiu a partir de então.
1.1 Qual é o lucro de obras sustentáveis para as construtoras?
A sustentabilidade chegou com força total aos grandes empreendimentos imobiliários do país, especialmente no segmento multiuso, que combina num mesmo bairro planejado imóveis residenciais, comerciais e até escritórios. No Brasil, o total de projetos com certificação LEED - sistema de classificação de edifícios promovido pelo Conselho de Construção Verde dos Estados Unidos - quase dobrou entre o fim de 2012 e janeiro deste ano: passou de 79 para cerca de 150.
“A questão da sustentabilidade é um argumento a mais na hora da venda”, explica Marcos Casado, diretor técnico e comercial da Sustentech, consultoria brasileira focada em construção sustentável.
A construtora de imóveis sustentáveis traz uma série de benefícios não só para o consumidor, mas também para a empresa. “Em longo prazo, a construtora pode obter lucros, já que as construções ecologicamente corretas são mais rentáveis. Para o consumidor , além de uma melhor qualidade de vida , ele poderá diminuir seus gastos com energia e, em cerca de 5 anos, já é possível lucrar em cima disso.
Portanto, concluímos que a cada ano mais pessoas estão conhecendo mais e adquirindo imóveis sustentáveis, já que essas pessoas já pensam na economia no futuro, e com isso as construtoras estão inovando cada vez mais, apresentando projetos sustentáveis.
1.2 Qual é a economia de uma construção sustentável?
Sustentabilidade engloba não só questões sociais e ambientais, mas também econômicas. É exatamente por isso que, se ela gera gastos maiores em um primeiro momento, trará uma recompensa econômica no futuro.
A possibilidade de reuso de água ou a iluminação natural, dentre outras medidas, pode fazer com que a construção fique 15% mais cara. No entanto, ao longo de 50 anos, esse prédio gastaria menos 50% em operação e manutenção.
Os empreendimentos considerados sustentáveis, por ter preocupação com o uso consciente dos recursos naturais, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário de Goiânia. Entre os itens adotados por arquitetos e construtoras estão o reaproveitamento de água, o uso de energia limpa e maior aproveitamento de luz solar para iluminação dos ambientes. Com isso, segundo eles, a economia nas contas pode chegar a 30% para os moradores.
A arquiteta Luana Lousa desenvolve projetos de imóveis voltados para a sustentabilidade e aplicou em sua residência diversos elementos que reforçam a preservação ambiental e consumo sustentável dos recursos naturais.
A casa dela foi planejada para aproveitar a circulação natural de vento e também iluminação natural, economizando nas contas de energia. Além disso, possui área para captação e reaproveitamento da chuva e telhado vivo, com plantas na laje, e até uma estação natural de tratamento de esgoto. Parte das paredes foi feita com tijolos de adobe e os móveis são confeccionados usando madeira de demolição.
...