Problematização e avaliação de hipóteses
Tese: Problematização e avaliação de hipóteses. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gessicabs • 25/4/2014 • Tese • 402 Palavras (2 Páginas) • 543 Visualizações
A Academia Brasileira de Ciências é responsável pela organização do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa, que promove o ensino de Ciências através da investigação. Este programa é conduzido em diversos lugares do Brasil por professores treinados para tal. A metodologia de trabalho utilizada pelo programa é um bom exemplo de aplicação do método científico.
As etapas são as seguintes:
1. Problematização e levantamento de hipóteses
A problematização é desenvolvida a partir de questões ou situações-problema com a intenção de fazer o levantamento das hipóteses dos alunos. Por meio dela o professor identifica o que os alunos já sabem sobre o assunto e organiza as próximas etapas. Essas questões ou situações podem surgir dos próprios alunos, durante o dia-a-dia da sala de aula, ou serem motivadas pelo professor.
Nesse último caso, é importante não só que haja clareza quanto ao objetivo que se deseja atingir, mas também que as questões tenham sentido para os alunos, estando de acordo com seu nível de desenvolvimento cognitivo e possibilitando a geração de várias respostas apropriadas. Dessa forma, instigarão a descoberta e permitirão o encaminhamento das respostas através das atividades investigativas.
É necessário que as questões constituam de fato um problema para as crianças, para motivar, desafiar, despertar o interesse e gerar discussões. Os alunos procuram responder as questões colocadas elaborando suas hipóteses sobre o assunto e verificam essas hipóteses com os procedimentos indicados em cada atividade.
É importante lembrar que, embora a problematização seja a etapa mais propícia para a formulação de perguntas e hipóteses, outras questões podem ser suscitadas durante o desenvolvimento das atividades das demais etapas, tanto pelos alunos, que demonstram novos interesses e levantam questionamentos visando futuros experimentos e descobertas, quanto pelo professor, no intuito de encaminhar novas discussões.
2. As atividades investigativas
Em grupos, os alunos elaboram as estratégias para verificar as hipóteses levantadas durante a etapa de problematização, apresentando-as aos demais e discutindo-as coletivamente, gerando possíveis revisões.
A verificação é realizada por diversas atividades propostas pelos alunos, dentre elas: experimentação, saída a campo, observação de fenômenos, pesquisa em livros e internet, entrevistas etc., postas em prática com a orientação do professor. As pesquisas em livros e internet não devem ser utilizadas como fonte de respostas, mas como meio de levantamento de dados que ajudem na verificação das hipóteses.
As atividades motivam os alunos e tornam as aulas mais agradáveis, mas não podemos esquecer sua função primordial: resolver uma situação-problema, ultrapassando a simples manipulação de materiais.
3. Conclusão
...