Resenha Critica
Por: FRANK Rothermel • 9/2/2022 • Resenha • 303 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
O texto “O búfalo” de Clarice Lispector, retrata a solidão e ódio, a personagem busca ali no zoológico algum animal que ela possa se identificar pois a mesma acredita que os animais por estarem ali trancados, se sintam solitários e com ódio de si próprias e das pessoas que as olham pelas grades.
Logo no primeiro animal relatado, o leão, ela acredita que por ser o mais violento deveria ser o mais odiado, mas ao contrario ele demonstra afeto pela sua companheira. A personagem aparenta ficar revoltada por ver esse ato e sai a procura de outros animais para ver se encontraria a si mesma ou “aprendia” a odiar.
Ao final ela encontra o búfalo ao qual da impressão de que encontra o animal similar a si mesma, um ser solitário. Percebesse que a sua busca relatada é diferente das demais, pois na maioria dos casos, é buscada a felicidade e nesse conto a personagem busca pelo ódio, algo que começa a ser frustrante, pois a cada animal que passava encontrava amor e carinho.
As oposições durante o seu passeio induziram a autora ao uso da palavra “mas”, a qual foi usada em contextos diferentes, usados para indagação e oposição se sobressaem a outros. “A mulher talvez fosse embora, mas o silêncio era bom no cair da tarde”, “Mas a girafa era uma virgem de tranças recém-cortadas.”, notasse que com apenas uma palavra da para se expressar diferentes contextos em múltiplos sentidos.
A utilização de múltiplos operadores argumentativos (como; diante; enfim; pois) no conto, tem a finalidade de auxiliar nas ligações para dar sentido ao texto e dar força argumentativa para que se possa expressar através das quais. A palavra “mas” se destaca entre os operadores por ser repetida varias vezes, ao qual foi utilizado intencionalmente pela autora para que se fosse compreendido pelos leitores mais facilmente.
...