Resenha do Artigo Modelo Conceitual para o Planejamento de Instalações Industriais Livre de Barreiras
Por: Glaucia Sodré • 18/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 460 Palavras (2 Páginas) • 605 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Planejamento das Instalações
ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA A1
Resenha do artigo “MODELO CONCEITUAL PARA O PLANEJAMENTO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS LIVRE DE BARREIRAS”
ABRIL
2020
Resenha do artigo “MODELO CONCEITUAL PARA O PLANEJAMENTO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS LIVRE DE BARREIRAS”
O artigo “Modelo conceitual para o planejamento de instalações industriais livre de barreiras”, escrito por R. S. Bitencourt e L. B. de M. Guimarães, PhD, CPE para o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi realizado com o intuito de gerar subsídios para o planejamento de instalações industriais livres de barreiras com foco principal na acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência (PPD) ou de mobilidade reduzida.
O estudo utilizou como base estrutural o modelo proposto por Lee (1998), focando no desenvolvimento de um modelo conceitual para o planejamento de instalações industriais livre de barreiras que impeçam ou dificultem o acesso e circulação com segurança das pessoas, incluindo as pessoas portadoras de deficiência ou de mobilidade reduzida.
A pesquisa para o estudo foi organizada em três fases: I) teve como objetivo reunir o maior número possível de demandas para inclusão de PPDs ou de mobilidade reduzida no mercado de trabalho, a fim de elaborar uma listagem destas demandas com base nas diferentes fontes de informação. II) identificação das demandas com base em um contexto real de inclusão, por meio da realização de um estudo de caso em uma indústria calçadista gaúcha que emprega PPDs no chão de fábrica e; III) apresenta a proposta do modelo conceitual desenvolvido. Com o objetivo de utilizar uma linguagem próxima do cotidiano de trabalho do engenheiro, optou-se por estruturar o modelo proposto com base em um modelo para planejamento de instalações industriais de reconhecida aceitação pela comunidade acadêmica.
O modelo proposto no estudo pretende colocar como ponto de discussão que soluções integradoras, como esta, sejam utilizadas na formação dos futuros engenheiros de produção, arquitetos, designers, especialistas em ergonomia, enfim dos profissionais de projeto, de forma a facilitar sua atuação na concepção de instalações industriais livre de barreiras, viabilizando desta forma, que o ambiente de trabalho industrial seja acessível às pessoas portadoras de deficiência ou de mobilidade reduzida; contribuindo para o atendimento da crescente e necessária demanda pela inclusão social desses indivíduos e, por consequência, apoiando a responsabilidade social da nova instalação.
O tema abordado pelo estudo tem ganhado cada vez mais representatividade e projeção, tanto nacional quanto internacionalmente. A eliminação de barreiras de acesso é uma das formas de promoção da acessibilidade e com foco na inclusão e viabilidade ao máximo de pessoas possíveis numa organização.
...