TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO: MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA O CASO DA ESTAÇÕES ECOLÓGICA DE CAETÉS

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA DO ARTIGO: MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA O CASO DA ESTAÇÕES ECOLÓGICA DE CAETÉS

MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA: O CASO DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE CAETÉS

A Estação Ecológica de Caetés tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas, voltada para o objetivo educacional a estação não oferece visitação pública. Fruto de um movimento ambientalista foi incluída como Reserva Ecológica, localizada em zona rural, na região metropolitana de Recife.

Desempenha um papel que se refere a proteção da Mata Atlântica e dos recursos hídricos por características predominantes de mata conservada. Foi adquirida pelo Estado em 1982, com posse e domínio público.

A predominância da Mata Atlântica no entorno mostra grande diversidade de solo com uso industrial, urbano residencial, pecuária bovina entre outros.

Mesmo não sendo pública sua visitação, a ESEC Caetés, atividades como palestras e reuniões a fim de desenvolver a educação ambiental, são desenvolvidas ao longo dos meses para a região entorno.

Como sendo uma das áreas mais conservadas, exerce importante função ambiental como proteção do solo, abastecimento público de água.

O Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) considera que um dos maiores desafios do setor público brasileiro é de natureza gerencial. Formado por padrões de referência para a gestão organizacional, o MEG constitui integração e seleção de boas práticas da gestão, buscando aprimorar o contexto organizacional, enfatizando os níveis de eficiência e efetividade no aumento da capacidade geradora de valor.

Valores e princípios que revelam os Fundamentos da Gestão para Excelência formam um conjunto reconhecido internacionalmente, que nele expressa o processo e o resultado obtido.

Esses fundamentos não são isolados da gestão, pelo contrario, são relacionados entre si, caracterizando um modelo verdadeiramente globalizante com conceitos em: governança, estratégia, compromisso com as partes interessadas, sustentabilidade, capital intelectual, geração de valor público e orientação por processos.

Cada planejamento de cada fundamento existe um processo de melhoria caracterizado por: a) Priorização das Oportunidades de Melhoria, com objetivo de selecionar um conjunto de oportunidades para gerar melhores resultados; b) Definição de Metas de Melhoria, onde são selecionadas as oportunidades de melhoria, sendo a equipe interna responsável por propor melhorias especificas para as praticas de gestão na organização correspondente as sete diretrizes que eliminam as principais questões que ocorrem ao longo de um processo.

Com o estudo dos procedimentos metodológicos de Auto-avaliarão, contataram-se oito critérios da gestão organizacional. "O primeiro critério, “liderança”, observa como o poder do líder é exercido, como é estimulada a participação social e como seu poder de articulação e mobilização é utilizado para execução de programas e projetos da unidade. O segundo critério, “estratégia e planos”, verifica como a missão e visão de futuro se desdobra em ações de curto, médio e longo prazo. O critério “cidadãos” observa como a instituição, no cumprimento das suas competências, identifica os usuários dos seus serviços e produtos, conhece suas necessidades, avaliando sua capacidade de atendê-las, antecipando-se a elas. O quarto critério, “sociedade”, analisa como são abordadas as responsabilidades perante a sociedade, estimulando o exercício da cidadania e o controle social. No quinto critério, “informação e conhecimento”, observam-se como é abordada a gestão das informações (organização, divulgação, disponibilização, organização administrativa, etc.). O sexto critério “servidor-colaborador” observa a organização do trabalho, a seleção de pessoas para compor a equipe, sua capacitação e desempenho, além da qualidade do ambiente de trabalho interno e externo. O sétimo critério “processos” verifica como são gerenciados, analisados e melhorados os processos finalisticos e de apoio. No último critério “resultados”, identifica-se o desempenho da organização em relação aos processos gerenciais (critérios 1 ao 7) e aos resultados organizacionais obtidos".

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com