Resumo Economia Internacional
Por: Paloma Sousa • 24/6/2021 • Seminário • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
1-A) Falsa, o bem estar aumenta em países grandes e diminui nos pequenos, nos grandes as tarifas afetam o preço internacional e os pequenos não, não tendo ganhos e com redução do bem estar
B) Falso, as tarifas são taxas de envios e não alteram os salários. Essas taxas podem ser especificas ou uma porcentagem do valor da produção.
C) Falso, os efeitos são de acordo com o tamanho do pais (“grande” ou “pequeno”). Nos países “grandes” existe um aumento do bem estar (ganhos de comércio positivos.
D) Os países asiáticos tiveram uma politica comercial voltada para a exportação, o protecionismo deles não se baseou nas restrições comerciais, a politica foi pautada em baixa regulamentação do governo para um comércio livre com alta abertura comercial. Ao invés de adotar a política de restrição de importação, a Coreia do Sul adotou restrição de exportação.
E) Falso, o foco do monopolista é na elasticidade.
2-Quando se existe crescimento econômico existe alteração da produção e do consumo, sem afetar o comércio internacional se é neutro, quando atinge o comércio ele é pró-comercio e quando e ao inverso é anticomércio. Crescimento empobrecedor é o crescimento atravessado pela exportação de países pobres declinaria os termos de comércio que eles iriam ficar em colocação pior do que se não houvesse crescido nada. Isso se dá quando o país tem a condição de grande crescimento atravessado pela exportação combinado com curvas do preço relativo e demanda do preço relativo mais inclinadas, ocorrendo uma alteração nos termos de comércio seja significativa o bastante para equilibrar as consequências diretas de um crescimento na capacidade produtiva de uma nação.
3-
- Quotas de importações: um número pré-determinado de bens que se pode importar.
- Barreiras técnicas de segurança nacional: uma lista de bens que podem colocar em risco a segurança nacional, o que tem a importação restrita ou proibida.
- Barreiras técnicas de práticas enganosas: voltado ao direito concorrencial, não permitindo comércio anti-competitivo.
- Barreiras fitossanitárias: Barreiras que buscam a manutenção de imposições de saúde na nação.
- Barreiras laborais: barreiras para países que não respeitam a legislatura básica aos direitos de trabalho.
- Restrição de exportação: limites de exportação do país importador para o país exportador.
Elas impedem que o mercado atue livremente o seu comércio internacional, como por exemplo um país exportar carne após um surto de outro que ocorreu gripe suína se aplicaria uma barreira fitossanitária, ou então um país que pratica mão de obra escrava se aplicaria a barreira laboral. Para essas tarifas, se defende por dois argumentos: termos de troca a favor de uma tarifa e as falhas do mercado doméstico.
4- No equilíbrio: 50 + Q = 200 – Q; Q = 50;
P=50 + Q = 50 + 50 = 100
Mundial: 60= 50 – Qs; Qs = 10
60 = 200 – 2Qd
Qd= 70
Importação: oferta- demanda = 70 – 10 = 60
Excedente A + B + C = (0,5) (200-60) (70) = 49 milhões
Excedente imposto = (0,5) (200-100)(50) = 25 milhões
49 – 25 = 25 milhões
Peso morto = 12 milhões
[pic 1]
5- O gráfico a seguir irá representar os efeitos do subsídio, a demanda irá se mover para Q1, saindo do equilíbrio e os ganhos dos agricultores são o excedente do produtor, A e B, e os consumidores vão ganhar o excedente do consumidor, que são C e F. O peso morto provocado pela distorção do mercado é representado pelo E. [pic 2]
Em relação a importação, a imagem a seguir nos mostra a alteração do preço mundial em relação ao equilíbrio, que provoca uma alteração na quantidade demandada e ofertada. O excedente do produtor é representado pela área A, e os consumidores perderão seu excedente na área A, B e C. O peso morto gerado pela distorção do mercado está presente na área B e C.[pic 3]
6- TPn = (1680/1600-1) x 100 = 5%
A taxa nos mostra que o preço nacional é maior que o internacional, o método pode ser útil, mas não é preciso pois precisaria da proteção de produtos importados. O produtor pagaria menos apenas se houver proteção nos insumos no comércio livre.
...