Resumo Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Por: joaovicentebb • 24/10/2017 • Relatório de pesquisa • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 679 Visualizações
CONTABILIDADE NACIONAL
PROVA 2
RESUMO
SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS TRIMESTRAIS
Palavras-chave: indicador conjuntural; valores correntes; valores constantes a preços do ano anterior; série encadeada; taxa trimestral; taxa acumulada; ajuste sazonal; ajuste pro rata;
- Assim como o sistema anual, o SCT produz diversos agregados macroeconômicos de enorme relevância para a analise econômica do país, como o PIB, investimento, poupança, entre outros.
- Acompanha e analisa os movimentos econômicos de curto prazo de uma economia, com o intuito de obter informações para a tomada de decisões de politica econômica.
- Panorama geral de curto prazo da atividade econômica.
- Base de dados é mais limitada, por isso seus resultados devem ser compreendidos como dados preliminares, e sempre sujeitos a revisões posteriores.
- As contas trimestrais brasileiras são computadas com a mesma tecnologia das contas anuais, baseando-se na estimação das TRU e das CEI, com base de dados recolhida mensal ou trimestralmente.
- Em certos países, as contas trimestrais são baseadas em modelos econométricos, pois a limitação da base de dados requer o uso de métodos econométricos para suprir a deficiência.
- Divulga-se trimestralmente o valor adicionado a preços básicos para 12 atividades econômicas e para os agregados Agropecuária, Indústria e Serviços. Os impostos líquidos sobre produtos, o PIB e os componentes da demanda também são disponibilizados ao publico.
- Contas anuais: 110 produtos e 55 atividades. Contas trimestrais: 12 atividades.
- O sistema trimestral produz indicadores conjunturais, enquanto a análise anual está mais focada na estrutura da economia.
- A divulgação não deve ultrapassar 90 dias após o fim de cada trimestre. No Brasil a defasagem é de aproximadamente 70 dias.
- São divulgadas: série encadeada do índice trimestral, taxa trimestral, taxa acumulada ao longo do ano e taxa acumulada nos últimos quatro trimestres.
- PIB a preços de mercado é calculado pela ótica do produto e pela ótica da despesa. Não é possível pela ótica da renda pois não se tem dados suficientes para o calculo das remunerações dos fatores de produção.
- Ajuste sazonal: acerto que se faz em função de movimentos de curto prazo influenciados pela época do ano, pelo clima e outros fatores. As séries econômicas afetadas são relativas a produção, vendas, estoques, despesa de consumo de famílias, despesa de consumo da administração publica, renda, ocupação, exportação e importação de bens e serviços. Gerados por eventos institucionais ou climáticos. Ex: no verão se consome mais sorvete; no Natal há aumento de produção, emprego e consumo; condições climáticas afetam a agropecuária; feriados móveis que podem cair em diferentes trimestres.
- As contas trimestrais devem se ajustar ao dados anuais quando esses estiverem disponíveis, mantendo-se a coerência. Totais ajustados para valores correntes quanto constantes. Taxas de crescimento também são equivalentes.
- Evolução das contas é sempre feita tomando-se base os valores do ano anterior.
- A distribuição pro rata não é utilizada nas contas trimestrais do Brasil, já que esse método de ajuste introduz um degrau artificial entre o quarto trimestre de um ano e o primeiro trimestre do ano seguinte.
- No Brasil utiliza-se o Método de Denton, recomendado internacionalmente, para fazer os ajustes das séries trimestrais aos totais dos anos calculados pelo SCN.
BALANÇO DE PAGAMENTOS
Palavras-chave: balanço de pagamentos; conta-corrente; conta capital; conta financeira; reservas internacionais; poupança externa.
- Perspectiva contábil: registro das transações de um pais com o exterior. Perspectiva econômica: resultado síntese do funcionamento global da economia nacional.
- Utilizado para analisar o estado das finanças internacionais de um país. Um saldo negativo em uma determinada conta significa que os pagamentos para o exterior superam as receitas vindas do exterior naquele tipo de transação.
- Importante instrumento de analise econômica pois ele permite acompanhar a evolução do fluxo de recursos materiais e financeiros entre os agentes residentes e não residentes em uma determinada economia.
- Segue normais internacionais do FMI.
- Responsabilidade do Banco Central do Brasil. Ele disponibiliza estatísticas anuais, trimestrais e mensais para o publico em geral.
- Conjunto de contas agregadas, subdivididas em subcontas. A estrutura básica do balanço de pagamentos pode ser resumida em três contas analíticas (transações entre residentes e não residentes) e três contas auxiliares (resumir informações).
- Conta-corrente: registra o comercio de bens e serviços, os pagamentos e recebimentos das rendas de capital e trabalho e as transferências unilaterais de renda entre o país e o resto do mundo;
- Conta capital: registra as transferências unilaterais de ativos reais, ativos financeiros ou ativos intangíveis entre residentes e não residentes;
- Conta financeira: registra todos os tipos de fluxos de capitais entre o país e o resto do mundo.
- Conta de erros e omissões: transações que não foram registradas pela autoridade monetária.
- Saldo do balanço de pagamentos: soma das anteriores.
- Haveres da autoridade monetária: saldo negativo representa um aumento nas reservas internacionais do país, e um saldo positivo, uma queda nas reservas internacionais. Ouro monetário, direitos especiais de saque, posição de reserva no FMI, reservas em moeda estrangeira.
[pic 1]
- CONTA CORRENTE
- BALANÇO COMERCIAL
Registra as transações de compra e venda de bens entre residentes e não residentes; importações e exportações de bens entre países; valores dos bens transacionados sem os custos de fretes, comissões, seguros; dizemos que a balança comercial de um país está favorável quando esse exporta mais que importa.
...