TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de capitalismo

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

O Capitalismo Sacode o Mundo

A Alemanha foi dividida entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, durante as quatro décadas que sucederam a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha Ocidental era governada por uma democracia enquanto a Alemanha Oriental era governada por uma ditadura. Com a queda do muro de Berlim, a Alemanha Oriental unificou-se a Alemanha Ocidental passando assim, do comunismo para o capitalismo. Com o tempo o capitalismo foi se alastrando pelo mundo e prática de subsistência foi abandonada pela grande maioria de pessoas.

Antes do desenvolvimento completo do capitalismo, os salários reais não cresceram consistentemente. Flutuações no salário real antes de 1800 foram muitas vezes resultados de mudanças do tamanho da população.
Pode ser percebido que o “mundo ocidental” foi responsável pela maior parte do crescimento do produto mundial entre 1500 e o início do século XX.

A maior parte do declínio na parcela asiática foi em razão de um sucesso econômico espetacular na Europa e América do Norte. A recuperação da cota asiática do produto mundial desde 1950 - e o decréscimo simultâneo da cota do mundo ocidental durante esse período - é resultado principalmente da expansão econômica do Japão e da China, mas também do desempenho da Índia e da Rússia.

Houve uma rápida expansão do produto na Europa e na América do Norte, onde o capitalismo floresceu primeiro. No entanto, tal expansão não ocorreu no resto do mundo. Em 1950, apenas 8% do produto mundial era exportado para outras nações. De acordo com pesquisas recentes, os 10% norte americanos mais pobres são mais ricos, em média, do que dois terços das pessoas do mundo, e quatro quintos da população do mundo vive abaixo do que é definido como a linha da pobreza na América do Norte e Europa. Atualmente, três quartos da população dos EUA vive em tais áreas urbanas. Em 1990, 9 das 10 maiores cidades do mundo eram na Europa ou América do Norte, Tóquio sendo a exceção.

Nos séculos XIX e XX, como resultado de extensos e intensos esforços dos trabalhadores, grupos abolicionistas, membros do movimento pelo sufrágio universal, e outros, os mais importantes países capitalistas participaram do crescimento do governo democrático. No fim do século XIX, na Europa e mais tarde na América do Norte, e outras partes do mundo, os governos assumiram a responsabilidade de amparar os desempregados e aqueles incapazes de trabalhar.

Contudo, no mínimo em meio século houve inúmeras mudanças no mundo, tanto na produção, nos métodos de produção, nos transportes, na vida social e até mesmo na forma de pensar sobre uma sociedade. E o capitalismo foi um grande agente sobre todos esses quesitos e ainda move grande parte do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com