Riqueza para mercantilistas
Tese: Riqueza para mercantilistas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tininhoo • 21/5/2014 • Tese • 317 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
1. Riqueza para os mercantilistas.
O comercio exterior e o entesouramento de riqueza, o acumulo de metais preciosos, ou seja a riqueza para os mercantilistas estava relacionada sobre a moeda.
Fisiocratas: Consiste nos bens produzidos pela natureza, pois fisiocracia significa “regra da natureza”. Com atividades relacionadas a lavoura, pesca e mineração. Para os fisiocratas só a terra tinha a capacidade de multiplicar a riqueza.
2. Adam Smith (1723-1790)
No seu livro a riqueza das nações em 1776, Smith abrangeu questões econômicas que vão desde as leis do mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra. Smith entendia que para o crescimento econômico de uma sociedade deve-se ter uma livre concorrência sem interferência, ou seja, para o bem-estar de toda a comunidade todos os agentes da economia devem buscar o lucro máximo.
3. David Ricardo (1772-1823)
A teoria das vantagens comparativas está relacionada à teoria do comercio internacional. A ideia principal dessa teoria baseasse sobre a negociação das nações entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados.
4. Na lei de say tem que haver o aumento da produção para ter demanda e na teoria de Keynes deve ter demanda para haver emprego, ou seja, a teoria de Keynes inverte a teoria de say, pois ela destaca o papel da demanda agregado de bens e serviços sobre o nível de emprego.
5. Monetarista: De maneira geral os monetaristas privilegiam o controle da moeda sem muita intervenção do estado.
Fiscalistas ou Keynesianos: Em geral recomendam uma grande fiscalização no sistema econômico com um acentuado grau de intervenção do Estado.
Pós-Keynesianos: As ideias estão relacionadas nas ideias de Keynes com uma releitura de sua obra, enfatizou o papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.
Marxistas: Teoria do “Valor-Trabalho”
Karl Max, desenvolve uma teoria que analisa os aspectos da economia através das relações entre as classes sociais, e que a burguesia tem o poder do capital e o proletariado vende a sua força de trabalho para....
...