Russia e Siria
Por: soldomingues • 16/4/2015 • Monografia • 368 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
Na minha opinião, a Rússia não está desrespeitando a soberania da Síria.
A aliança militar e econômica entre a Rússia e a Síria vem de longa data. Na época da Guerra Fria, foi feito um tratado de cooperação entre os dois país e a Rússia passou a ser um de maiores importadores de armamento. Esse vínculo se estende até os dias de hoje e vale milhões de dólares para os russos. Hoje a Síria é um país com forte exercito e existe receio de haver rebeliões e guerras entre os habitantes sírios e de países próximos. Esse é um dos motivos que a ONU quer diminuir o poder de fogo sírio. A Rússia, por sua vez, produtora dos armamentos adquiridos pela Síria, não quer que a sua relação com a Síria seja prejudicada. A Síria é responsável por uma parte considerável da economia russa. E relações políticas podem comprometer a curto e longo prazo e economia do país, pois deixaria de fornecer o seu produto ( armamentos ) para um de seus maiores compradores. Poderia ocasionar crises econômicas que poderia deixar a Rússia no “vermelho”. Do ponto de vista russo, soberania significa uma licença sem limites para os governos fazerem o que quiserem dentro das fronteiras nacionais. Tem em vista esse conceito, a Rússia precisa manter o equilíbrio e a neutralidade nos tratos econômicos e políticos com a Síria, dificultando ao máximo a resolução da ONU. A Rússia não ira permitir que outros países interfiram e tentem tirar a soberania síria. Com isso, a Rússia está defendendo a soberania da Síria como estratégia politica, militar e principalmente econômica.
A relação politica pode afetar diretamente a economia de um país. Sem os demandantes para poder importar os bens, um determinado país terá grandes dificuldades de ter gastos públicos, como por exemplo, a construção ou reforma de uma estrada, que será necessário a contratação de mão de obra, adquirir material de construção que movimentam recursos. Com isso a tendência seria aumentar a economia, pois novos empregos seriam gerados e o desemprego diminuiria.
Portanto, todo o pais preza ter um aliado politico e econômico, para evitar uma eminente crise e criar um ambiente onde se tem oferta e demanda de seus produtos.
...