Saude Da Popúlação
Seminário: Saude Da Popúlação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Roseanemadeira • 16/11/2014 • Seminário • 392 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Texto 1
”Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”.
A saúde é o básico no exercício da cidadania, como ser humano constitui-se da extrema relevância para a sociedade, pois a saúde diz respeito a qualidade de vida, escopo de todo cidadão no exercício de seus direitos.
Na esfera jurídica, o direito a saúde de forma indispensável no âmbito dos direitos fundamentais e sociais. No Brasil a saúde é precária, pois não tem médicos suficientes nos hospitais, e poucos que temos muitos são incapacitados, quem nunca perdeu alguém da família ou algum conhecido por falta de atendimento medico ou negligência medica.
Os governantes tem que olhar mais para a saúde publica independente de raça todos tem direito a saúde, vivemos no país social e democrático de direito, e o estado tem a função de dar garantia e eficácia, nós como cidadão temos direito a isso, diante disto os direitos fundamentais, revelam-se já no próprio sentido da palavra, como fundamental, ou seja, é pressuposto para a vida de qualquer ser humano, pois sem isto não existe dignidade humana. O direito a saúde não era elevado ao status de direito fundamental do homem, por mais estranho que possa parecer já que a saúde sempre esteve intrinsecamente ligada a vida do individuo.
Texto 2
”Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”.
O meio ambiente como direito fundamental permite maior amplitude e efetividade na sua proteção. A preservação dos recursos naturais o potencial evolutivo da humanidade, a própria constituição determina que o meio ambiente deve ser não só para os atuais, como para os futuros habitantes do planeta.
Esse tema aborda o estado do direito constitucional ambiental em suas variadas dimensões: individual (direito a uma vida digna e sadia); social (meio ambiente como bem difuso e integrante do patrimônio coletivo da humanidade) e o intergerencial ( dever da preservação ambiental para as gerações futuras).
O intuito é aprofundar cada uma dessas dimensões e assim encontrar um ponto de conexão e substrato solido para identificar a natureza das normas constitucionais que tratam da proteção do meio ambiente como direito essencial da pessoa humana. O meio ambiente é um bem jurídico que merece grande destaque, nenhum outro interesse tem maior importância do que ele, pois pertence a todos e a ninguém em particular.
FONTE DE PESQUISA
www.jus.com.br
...