TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separacao e Determinação da composição de uma mistura

Por:   •  31/8/2016  •  Artigo  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal da Fronteira Sul

Engenharia Ambiental 2015

Química Geral e Inorgânica

Profª. Dra. Gean Delise L. P. Vargas

Separação e determinação da composição de uma mistura

Gabriel Tochetto

Ketlen Basso

Erechim, 06 de Setembro de 2015

OBJETIVO

        Realizar a separação  de misturas e calcular o aproveitamento/ quantidade de cada componente nas amostras de areia e sal.

MATERIAL E MÉTODO

Foram utilizados: 2 béqueres (100 ml e 50 ml); papel filtro; pêra; bastão de vidro; erlenmeyer; capsula de porcelana; chapa de aquecimento; funil de vidro; proveta de 100 ml; pipeta volumétrica 20 ml; balança; vidro relógio.

Primeiramente anotou-se o número da amostra, a ser analisada e realizou-se a pesagem da mesma, transferindo-a para um béquer. Adicionou-se à amostra 40 ml de água deionizada para dissolver a solução. Após usou-se o papel filtro, previamente pesado, e com o auxílio de um funil de vidro, filtrou-se a solução. A parte sólida da amostra ficou retida no papel e o líquido foi coletado em um erlenmeyer. Depois o sólido foi encaminhado a uma estufa. Transferiu-se o líquido para uma proveta onde obteve-se 56 ml, com a ajuda de uma pipeta de 25 ml, coletou-se essa medida e foi acondicionada na cápsula de porcelana. A cápsula foi aquecida, com a ajuda da chapa de aquecimento, até a evaporação total. Após quantificou-se a areia e o sal.

DESCRIÇÃO

Foi entregue a amostra 4, que pesou 1,02g. Também pesou-se o papel filtro que obteve-se 0,989g. Transferiu-se a amostra de areia para um béquer e adicionou-se água, utilizou-se um funil com papel filtro para separação, e o sólido novamente foi retido no papel e acondicionado na estufa para evaporação. A solução foi transferida para uma proveta e obteve-se o volume de 56 ml. Coletou-se uma alíquota com a ajuda da pipeta volumétrica de 20 ml e encaminhou-se para a cápsula de porcelana.  

CONCLUSÕES

        Fica evidenciado que realizar a separação correta de misturas é imprescindível para se obter um resultado mais preciso. Como resultado desta aula prática conseguiu-se aproveitamento da Areia de 64,5% e do Sal 27,45%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com