Soberania
Tese: Soberania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1sabrina234 • 5/10/2014 • Tese • 257 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
A soberania do povo, manifesta pelo legislativo, é inalienável, ou seja, não pode ser representada. A democracia rousseauísta considera que toda lei não-ratificada pelo povo em pessoa é nula.
Por isso, o ato pelo qual o governo é instituído pelo povo não submete este àquele. Ao contrário, não há um "superior", já que os depositários do poder não são senhores do povo, mas seus oficiais, podendo ser eleitos ou destituídos conforme a conveniência.
Os magistrados que constituem o governo estão subordinados ao poder de decisão do soberano e apenas executam as leis, devendo haver inclusive boa rotatividade na ocupação dos cargos.
Rousseau preconiza, portanto, a democracia direta ou participativa, mantida por meio de assembléias freqüentes de todos os cidadãos.
Enquanto soberano, o povo é ativo e considerado cidadão. Mas há também uma soberania passiva, assumida pelo povo enquanto súdito. Então, o mesmo homem, enquanto faz a lei, é um cidadão e, enquanto ela obedece e se submete, é um súdito.
Além de inalienável, a soberania é também indivisível, pois não se pode tomar os poderes separadamente.tion
Well, see you later, innovator
Some want to kiss, some want to kick you
There's not a net you couldn't slip through
Or at least that's the impression I get
'Cause you're smooth and you're wet
And she's not aware yet, but she's yours
She'll be sayin' use me, show me the jacuzzi
I imagine that it's there on a plate
Your rendezvous rate means that you'll never be frightened to make them wait for a while
I doubt it's your style not to get what you set out to acquire
The eyes are on fire, you
...