Taxa de câmbio
Resenha: Taxa de câmbio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vancrissouza • 11/11/2014 • Resenha • 289 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
A taxa de cambio é caracterizada pela troca de moeda de um país pela moeda de outro, tem como objetivo, facilitar as transações entre países. Os regimes cambiais mais usados são os câmbios fixos e o flutuante. O Banco Central compra e vende moeda estrangeira (dólar), a um preço fixo em moeda nacional (cambio fixo). Já o cambio flutuante se dá através da oferta e da demanda do mercado, ou seja, o preço do dólar varia de acordo com a oscilação do mercado.
O sistema de cambio flexível tem como vantagem corrigir automaticamente qualquer tendência de gerar déficit ou superávit o balanço de pagamentos. O aumento das importações implicará na procura por dólares no mercado de cambio. Mas também esse sistema tem suas limitações, se o balanço de pagamentos apresenta um déficit e o real desvaloriza, aumenta-se o preço das importações e gera incertezas nas relações internacionais.
Na teoria das vantagens comparativas, dois países comercializam entre si, e é utilizada para explicar os benefícios do comercio internacional. Um país tem vantagem comparativa na produção de um bem se for relativamente mais eficiente na produção de um mesmo bem.
O valor da taxa de câmbio está exposto à influência direta da balança de pagamentos. Em caso de balança de pagamentos com saldo ativo, a taxa de câmbio aumenta, devido ao aumento da sua demanda por parte dos devedores estrangeiros. Em caso de balança de pagamentos com saldo passivo, a taxa de câmbio terá tendência a cair, já que os devedores internos tentarão cumprir com as suas obrigações externas e, para tal, precisam vender a sua produção em moeda estrangeira. Ela pode aumentar demais a quantidade de dinheiro em circulação, o que levará à desvalorização da moeda nacional e ao aumento geral dos preços.
...