Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos
Projeto de pesquisa: Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mmdosantos • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 237 Visualizações
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado
A gestão de Recursos Humanos (PRONTIERI)
Tutora a distância Prof.ª Juscelino Ferreira
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Taboão da Serra - SP
2013
APRESENTAÇÃO
Realizamos pesquisa de campo na Empresa Sercom Contac Center localizada no Município de Taboão da Serra –SP . Escolhemos a empresa, pois a mesma não possui um plano de Gestão Ambiental envolvendo reciclagem de lixo.
Com o intuito de ajudar a empresa e o meio ambiente realizamos o projeto de implantação de reciclagem de lixo, pois lixo é um dos principais causadores de impacto ambiental na atualidade, tendo em vista a problemática do lixo, principalmente nas regiões mais industrializadas, agravada pela falta de informação e conscientização para a reciclagem e reaproveitamento, o objetivo do presente trabalho foi implantar e avaliar a aceitação do descarte seletivo de lixo dentro da empresa de callcenter.
SITUAÇÃO PESQUISADA
Uma empresa de grande porte com 5.000 funcionários;
Não se existe a cultura/informação sobre reciclagem;
Grande utilização/Desperdício de materiais descartáveis (copos papeis sacolinhas, etc.)
Grande possibilidade de melhorias com a implantação do projeto;
INTRODUÇÃO
Realizaremos a elaboração do treinamento para os funcionários da unidade; implantaremos os latões de lixo nas áreas propostas da empresa com as devidas identificações (papel, plástico, vidro, orgânicos e metal); observação e auxílio para as dificuldades encontradas; elaboração e aplicação de um questionário sobre reciclagem de lixo e a implantação do projeto na unidade . E também realizaremos um questionário no final do treinamento com intuito de identificar o impacto e absorção da implantação do projeto.
Iremos realizar a apresentação do programa com um evento bem divulgado e tendo sempre característica alegre, criativa, mas no qual as informações principais também possam ser passadas. Estamos pensando em uma exposição ou palestra. Para que seja um dia marcante.
Como Colaborar? Participando os 3 R´s
Sabemos que uma vez desencadeado o processo, ajustes sempre serão necessários, mas é importante manter o controle. Dividiremos os trabalhos: para garantir a realização das várias tarefas e contatos planejados é a estratégia mais eficiente. O grupo responsável, para essa fase, deverá tomar as providências acertadas:
-compras, se necessário;
- confecção de placas sinalizadoras, cartazes, etc.;
- instalação dos equipamentos;
- treinamento dos funcionários responsáveis pela coleta;
- elaboração de folhetos informativos (horários, frequências, etc.).
Após elaboração e verificação dos itens citados realizaremos uma reunião final para resolver os itens que ficaram pendentes podendo, finalmente, partir para a implantação do projeto .
CONHECENDO UM POUCO O LOCAL DO LIXO
Número de participantes (alunos, moradores, funcionários);
Quantidade diária do lixo gerado (pode ser em peso ou número de sacos de lixo);
De quais tipos de resíduos o lixo é composto e porcentagens de cada um (papel, alumínio, plástico, vidro, orgânicos, infectante, etc.);
O caminho do lixo: desde onde é gerado até onde é acumulado para a coleta municipal;
Identificar se alguns materiais já são coletados separadamente e, em caso positivo, para onde são encaminhados.
CONHECENDO AS CARACTERISTICAS DO LOCAL
Instalações físicas (local para armazenagem, locais intermediários);
Recursos materiais existentes (tambores, latões e outros que possam ser reutilizados);
Quem faz a limpeza e a coleta normal do lixo (quantas pessoas);
Rotina da limpeza: como é feita a limpeza e a coleta (frequência, horários).
CONHECENDO UM POUCO O MERCASDO DOS RECICLAVEIS
Doação: uma opção para quem vai implantar a coleta seletiva é encaminhar os materiais para associações ou cooperativas que, por sua vez, vendem ou reaproveitam esse material. Se for esta a opção, é bom ter uma lista desses interessados à mão. No site da SMA existe uma lista com algumas entidades. Esta lista poderá ser complementada por meio de pesquisa na sua região, pois há muitas entidades beneficentes que aceitam materiais recicláveis.
Venda: preços e compradores podem ser consultados no site da SMA, em listas telefônicas (sucatas, papel, etc.) ou nos sites indicados no final desta publicação.
...