Teoria da Escolha Racional Aplicada: BLACK BLOCS
Por: Nicholas Oliveira • 17/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.002 Palavras (9 Páginas) • 531 Visualizações
Teoria da Escolha Racional Aplicada: BLACK BLOCS
Leonardo Guedes Licas
Nicholas de Oliveira Câmara
Trabalho para a disciplina Teoria
Microeconômica II, ESALQ/USP
Piracicaba,
Junho / 2015
SUMÁRIO
1. TEMA
1.1. Grande área da microeconomia
1.2. Problema de pesquisa
1.3. Especificidade do tema
1.4. Objetivo
2. RESUMO
3. ABSTRACT
4. INTRODUÇÃO
4.1. Objetivo Geral
4.2. Objetivo Específico
5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
6. HIPÓTESE
7. MÉTODOS
8. RESULTADOS
9. CONSLUSÃO
10. REFERÊNCIAS
TEMA
Grande área da microeconomia
Interação estratégica.
Problema de pesquisa
Analisar grupos específicos de acordo com a teoria da escolha racional.
Especificidade do tema
A teoria da escolha racional e os Black Blocs.
Objetivo
Quais os motivos que levam jovens a fazerem parte do grupo Black Bloc e se manterem em tal meio.
RESUMO
O presente trabalho pretende utilizar a teoria dos jogos e a teoria da escolha racional para estudar o comportamento e as motivações do grupo black blocs. Em complemento com diversas outras áreas do conhecimento como psicologia e sociologia, pretende-se entender as escolhas e o porquê das atitudes que são características desse grupo, enfocando no contexto que os membros estão envolvidos, socialmente e institucionalmente.
Palavras-Chave: Teoria dos jogos, Teoria da Escolha Racional, Black bloc.
ABSTRACT
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, devido a insatisfação da população brasileira com escândalos de corrupção, problemas econômicos, instabilidade política e a descrença nos governantes, grande parte da população sai as ruas afim de protestar, para, de certa forma, buscar um futuro institucionalmente melhor para o país. Diversas ideologias surgem durante as manifestações que demonstram o descontentamento para com o governo e a atual situação política e se diluí entre diversas ideologias, e, dentre elas, a dos black blocs.
O black blocs é uma estratégia de manifestação que se denomina anarquista e que preza pela rebeldia em atos civis nas redes sociais. É uma “organização” descentralizada, onde não existem lideres ou representantes, mas sim ações que provém da articulação dos simpatizantes do movimento. Os adeptos têm características anticapitalistas – agindo destruindo instituições que apoiam governos, bancos e outros “símbolos do capitalismo”.
Para entender as formas como as ideologias e grupos se formam, inúmeros autores, dos mais diversos ramos da ciência – sociologia, antropologia e filosofia – se desdobram para entender as escolhas e as motivações que unem tais ideais. Além dos profissionais citados anteriormente, o economista, com todas as ferramentas que tem à disposição, apresenta-se como um agente capaz de fornecer respostas alternativas às convencionais. E o mais interessante, totalmente relacionada com sua área de atuação, podendo focar nos quesitos micro das relações interpessoais e motivacionais.
Das ferramentas citadas acima, podemos citar, dentre aquelas que mais se encaixam à finalidade do trabalho em questão, a teoria dos jogos unida à teoria da escolha racional. A teoria dos jogos é um ramo da microeconomia que consiste em tentar entender as relações de escolha entre dois ou mais agentes, suas escolhas futuras, dado que sempre tentarão ter a maior satisfação (melhor resultado) com a sua escolha. Nessas relações, assume-se que todo indivíduo tenta obter o máximo de informação sobre o seu ambiente externo, e, por meio de seus julgamentos racionais, este escolherá o que lhe trará um melhor payoff.
O presente trabalho, tenta utilizar as ferramentas que analisam as interações estratégicas e as escolhas dos indivíduos, comumente aplicada no ambiente empresarial, para tentar entender o porquê de uma pessoa se associar aos black blocs durante uma manifestação. Por meio da modelagem de suas escolhas, motivação e satisfação, buscar-se-á entender como se formam e quais as principais características dos integrantes desse grupo.
Objetivo Geral
Modelar e analisar, por meio da teoria da escolha racional e da teoria dos jogos, as motivações para se tornar um Black Bloc, para seguir nesse grupo e o tipo de participação em protestos.
...