Trabalho de Crescimento Econômico
Por: Adriano Duarte • 29/5/2015 • Resenha • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 175 Visualizações
Introdução
A teoria do crescimento e do desenvolvimento econômico discute estratégias de longo prazo,escolhendo melhores formas para um crescimento econômico equilibrado e autossustentado, procurando analisar o comportamento do produto potencial, ou pleno emprego da economia por um longo prazo.
Devemos notar que crescimento e desenvolvimento econômico são dois termos distintos um do outro, crescimento econômico se trata do crescimento da renda por habitante, ou renda per capita ao longo do tempo. Já o desenvolvimento econômico ter valores mais agregados tais como, alterações da composição do produto, alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar a vida de cada pessoa sem setores como, bem-estar econômico e social, pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação e moradia.
Crescimento Econômico
O crescimento do país se constitui pela chamada “Função de produção agregada”, o crescimento decorre de variações na qualidade e na quantidade de capital e mão de obra e também o aumento sustentado de uma unidade econômica um ou vários períodos longos. Tendo em vista avaliações no PIB (Produto interno bruto), visando a elevação de lucros, o enriquecimento da nação, mas sem se preocupar com as condições de vida da sociedade, contrapondo-se com o desenvolvimento econômico, que além de se preocupar com o crescimento, também visa a qualidade de vida das pessoas e sobre o sistema social em geral.
Abaixo alguns fatores de crescimento.
- Quantidade de mão de obra, resultado do aumento populacional.
- Aumento do estoque de capital e capacidade produtiva.
- Melhoria na qualificação da mão de obra.
- Avanços tecnológicos.
- Eficiência organizacional .
Capital Humano
Muito valor é dado ao capital físico, mas o capital humano é muito importante, ele é quem possui habilidades e talentos. O capital humano é adquirido por meio de educação e capacitação, treinamentos e experiência, dificilmente encontrados em países ainda não desenvolvidos, pelo baixo salário e pouco emprego.
Capital Físico
O Capital físico vem sendo o centro das explicações para o progresso econômico, pelo fato da vasta presença em países ricos, e a escassez em países pobres.
Um conceito muito utilizado é para explicar o papel do capital físico no processo de desenvolvimento é o da relação produto-capital, que é a razão entre a variação do produto nacional, e a variação da capacidade produtiva (ou estoque de capital).
Por exemplo, para aumentar o produto brasileiro em 33 bilhões sendo o produto-capital de 0,33 (aproximadamente), é preciso aumentar os investimentos em 100 bilhões de reais. Esse conceito revela que é possível aumentar as taxas de crescimento econômico quando ocorre a taxa de investimentos, para os setores que o produto-capital é maior.
Nossa Visão.
O crescimento econômico é importante para o pais, investir em desenvolvimento gera lucros, e não só de capital físico, investir também em capital humano e tecnológico, aumento na mão de obra e um acumulo de capital, e lógico que mesmo o governo investindo em capital humano ainda assim demoraria anos para colher os resultados, assim o crescimento esta limitado ao tempo e aos fatores de produção, educação é sim um fator demorado, mas é um dos mais poderosos.
Um país desenvolvido tem em suas fabricas trabalhadores qualificados, trabalhando menos que outros trabalhadores exercendo a mesma profissão em países não desenvolvidos, sendo mais produtivos pelo desenvolvimento tecnológico e recebendo menos por isso.
Ficando claro assim que um país desenvolvido e assim como um país que queira ser desenvolvido, os caminhos são a educação, a longo prazo e isso é poderoso, controle dos fatores de produção, estudando qual a melhor forma de usa-los, investimentos e tecnologia e uma série de qualificações profissionais etc...
Desenvolvimento econômico
O desenvolvimento econômico é um conceito que por tudo que abrange, traz como comparação da economia com ciências sociais, ele não se restringe a uma área restrita da produção, mas sim em como os frutos da produção é distribuída na sociedade, de que forma isso é aplicado na vida das pessoas, como redução de pobreza, aumento de salários, qualidade de vida, saúde, segurança, transportes, baixo nível de poluição entre outros.
...