ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL
Por: Mariana Santos • 8/11/2020 • Resenha • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
RESENHA – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL
A teoria da responsabilidade social e ética se aplica às capacidades individuais e de grupo. Deve ser incorporado em ações/decisões diárias, particularmente aquelas que afetarão outras pessoas e/ou o meio ambiente. Na capacidade maior do grupo, um código de responsabilidade social e ética é aplicado dentro do referido grupo, bem como durante as interações com outro grupo ou indivíduo.
A ética profissional é um conjunto de valores que os indivíduos devem se esforçar para seguir. Esses valores incluem bondade, compaixão, integridade, responsabilidade, tato e acompanhamento. As empresas podem optar por incluir sua interpretação da ética profissional nos manuais dos funcionários ou pode ser uma expectativa implícita. A responsabilidade social abrange as responsabilidades dos indivíduos em relação à sociedade em geral.
A ética profissional é um conjunto de padrões usados para a tomada de decisões no local de trabalho. Os gerentes usam esses padrões para esclarecer a tomada de decisões quando existem áreas cinzentas relacionadas ao tópico em questão. O uso da ética impede que os profissionais tirem proveito de outros funcionários ou da empresa. Os funcionários éticos constroem confiança e respeito entre outros na empresa, o que pode levar a mais oportunidades dentro da organização.
Os funcionários podem ser socialmente responsáveis, tomando decisões que melhoram o bem-estar das pessoas ao seu redor. O comportamento socialmente responsável aprimora o trabalho em equipe e melhora a produtividade geral da organização. Gerentes eficazes realizam auditorias sociais e de negócios para obter uma visão geral do desempenho de sua equipe. O escopo da responsabilidade social se estende além do local de trabalho. As pessoas socialmente responsáveis trabalham para desenvolver suas comunidades e bairros. Os indivíduos podem optar por se voluntariar em vigias de bairro, atividades de limpeza da comunidade e qualquer outra atividade que afete o bem maior de sua comunidade de maneira positiva. As empresas podem estender seu escopo de responsabilidade social em parceria com organizações comunitárias para desenvolver comunidades locais.
As empresas podem promover a ética profissional e a responsabilidade social, especificando um código de ética claro no manual da empresa. As empresas também podem optar por implementar um sistema de incentivos que incentive o comportamento ético. Como exemplo, os funcionários que tomam decisões éticas de forma consistente podem ser aplaudidos e receber posições de maior responsabilidade. As equipes de desenvolvimento de produtos podem incluir a melhoria da comunidade como um todo como objetivo ao desenvolver novos produtos.
As empresas desenvolveram um sistema de responsabilidade social adaptado ao ambiente da empresa. Se a responsabilidade social é mantida dentro de uma empresa, os funcionários e o meio ambiente são mantidos iguais à economia da empresa. Manter a responsabilidade social dentro de uma empresa garante a integridade da sociedade e do meio ambiente.
Ética e negócios estão intrinsecamente entrelaçados. Uma empresa que opera de acordo com o conjunto de ética que seus consumidores esperam geralmente apresenta um desempenho mais forte do que uma empresa que não opera publicamente de acordo com um código ético específico, e as empresas que mantêm códigos de ética pró-funcionário tendem a ter ambientes de trabalho mais saudáveis e reter mais funcionários talentosos do que aqueles que não.
Fazer considerações éticas nos negócios não é apenas importante para o desenvolvimento de uma imagem pública positiva para uma empresa. Também pode ajudar a empresa a evitar ações judiciais e as possíveis consequências relacionadas a elas, como multas e cobertura negativa da mídia.
O compromisso com certas posições éticas, como trabalhar apenas com fornecedores que pagam salários justos a seus trabalhadores, também pode ajudar a melhorar a vida dos trabalhadores em todo o mundo. Ao tomar uma decisão ética, o líder da empresa precisa pensar além das repercussões imediatas da decisão e considerar todos os possíveis resultados de sua decisão.
Existem muitas abordagens diferentes que os líderes podem adotar para tomar decisões éticas. Atualmente, três estruturas comuns para lidar com questões éticas nos negócios são: consequencialista, virtude, dever.
A teoria consequencialista exige que o tomador de decisão considere todas as conseqüências possíveis de sua decisão e, em seguida, tome a ação que causaria a menor quantidade de dano total.
A teoria da virtude opera com o princípio de "o que uma pessoa virtuosa faria?" Com essa estrutura, o tomador de decisão considera se o curso de ação que ela está considerando é uma pessoa virtuosa - a quem ela pode definir como uma pessoa gentil, justa, compassiva ou responsável - tomaria.
...