6 Periodo
Trabalho Escolar: 6 Periodo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianegarcia • 28/10/2014 • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 874 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
É fundamental com vemos a importância dos conceitos abordados no longo deste semestre, para que possa ser realizada uma síntese, análise no caso do texto “Quitessência”, nosso real objetivo é observar e expor através desta análise que a utilização dos conceitos que aprendemos ao decorrer do semestre tem grande valia para um estudo de caso e para ser posto em pratica no dia a dia de uma empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO DE PESSOAS I E II
2.1.1 Planejamento Estratégico da Organização
A primeira Quitessência foi fundada em 29 de novembro de 1986 em Bonsucesso, este nome é derivado de uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas, que seria o quinto elemento a “quinta essência” dai surgiu Quitessência. Em 1988 os quatro jovens farmacêuticos conseguiram abrir uma filial, no Flamengo; atendendo um publico com demandas e expectativas diferentes da matriz.
Após o período inicial vieram outras duas filiais Tijuca e Méier, em 1998 foi feito um investimento em um Centro de Treinamento (CTQ) e de Serviço de Atendimento ao Cliente Quitessência (SAC-Q) para suprir a necessidade de estruturar a capacitação de seus colaboradores, por meio de programas anuais de treinamento criando à partir desta iniciativa um canal de comunicação com clientes e profissionais de saúde.
Missão: “Melhoria na qualidade de vida de seus clientes e colaboradores; com ética, responsabilidade social, dedicação; gerando uma lucratividade garantindo um crescimento sustentável.”
Visão:
“A Farmácia Quintessência será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.” ( Fonte de Central Cases ESPM – Quitessência).
O seu maior sonho entre o período de 2009-2012 foi ser líder no mercado através da excelência de seus produtos e serviços.
Valores organizacionais:
Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade: acreditamos que nenhuma relação - seja com clientes internos ou com externos – não pode ser duradoura sem ética, respeito e dignidade;
Excelência na gestão: buscamos as melhores práticas para gerir nosso negócio;
Direcionamento para o cliente: é para entendê-lo e atende-lo cada vez mais e melhor que abrimos nossas portas todos os dias;
Exigência de rigor nos processos: queremos ter os melhores processos sob a ótica de custos para a empresa e benefícios para o cliente;
Foco nos Resultados: sabemos da importância de monitorar o equilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados, entre ações e objetivos alcançados;
Valorização das pessoas: investimos no treinamento e na troca de ideias, experiências e valores como caminho para o crescimento profissional e pessoal de nossa equipe.
2.1.2 Plano de Gestão de Pessoas
Estratégia é um padrão ou plano que integra as maiores metas de uma organização, suas políticas e suas sequências de ação de forma coesa.
Uma estratégia é eficiente quando ela é tão forte quanto flexível para lidar com as incertezas do ambiente; quando possui objetivos alcançáveis e quando consegue o comprometimento das partes e não apenas a aceitação.
Quinn e voyer (2001)
Como podemos ver em uma frase de Quinn e Voyer, a estratégia é a parte que engloba a missão, visão da empresa. Com base nisso tem-se a um conclusão que o funcionário tendo um “norte”, um sentido a seguir se torna mais fácil fazer com que ele cumpra metas estabelecidas pela empresa.
Mas a empresa em questão teve algumas dificuldades relacionadas ao modelo de gestão que ela adotava, no caso o modelo tradicional mas ela vem passando por transformações se adequando de acordo as necessidades. Uma das adequações que a empresa se propôs a fazer foi informatizar as informações sobre seus funcionários, com esta melhoria ele consegue ter um controle das ações e dados de cada funcionário de uma maneira mais pratica e acessível.
A Gestão por Competências foi realizada por meio do mapeamento e da identificação dos processos e cargos-chave, visando à redução ou eliminação de eventuais Gaps’s ou hiatos de competências da organização.
2.1.3 Descrição de Competências
A empresa dividiu as competências em essenciais, funcionais e gerenciais, fazendo assim um ciclo de responsabilidades onde todos estão em conjunto e tudo flui, pois todos estão em contato com o que deve ser feito, e disponibilizando oportunidade de crescimento e de liderança, para que tudo seja feito da forma mais natural possível. Eles também possuem uma tabela de competências que vem a agregar valor aos seus funcionários e a empresa, afinal com o acompanhamento desta tabela conseguem identificar e mapear os seus funcionários e suas qualificações e especialidades.
2.1.4Método para recrutar gerentes
Acredita-se que apenas com a tabela e alguns dados que a empresa possui referente
...