A Analise Swot
Por: mheloisa18 • 1/6/2019 • Trabalho acadêmico • 641 Palavras (3 Páginas) • 455 Visualizações
Ameaças
Suprimento: Duas grandes fraquezas foram apontadas, o uso suspeito de pesticidas e o grande consumo de água. Esse consumo apresenta uma ameaça por conta da escassez de água apontada em diversos países do mundo. Embora ainda não tenha não tenha sido divulgados problemas, a falta de abastecimento de água pode apresentar uma queda no capital e na capacidade de distribuição, não só da Coca-Cola, mas de sua concorrente PepsiCo.
Concorrentes indiretos: Pressões relativas a preços provocadas pela infiltração de mercado de marcas antes pouco conhecidas, como o suco Do Bem, água de coco. Café como a Starbucks, a Tim Hortons e Costa aparentam ser uma competição saudável mas prejudicam o mercado de bebidas. Outras empresas, como Red Bull e Gatorede acabam participando desse mesmo mercado indiretamente.
Oportunidades
Oportunidade de inovação e diversificação: O consumidor está cada vez mais exigente e sofisticado, sendo assim, a diversificação no segmento da saúde e de alimentos fará com que as ofertas da Coca-Cola com os consumidores aumentem. E, consequentemente, o aumento das vendas com clientes mais exigentes.
Crescimento: A empresa apesar da força local a administração da Coca-Cola olha para o mundo, mais precisamente para o Brasil, onde é a maior engarrafadora. Também, crescente demanda de consumo de jovens.
Desenvolvimento dos países: Um maior consumo no ambiente em desenvolvimento pode ser uma boa oportunidade para capitalizar mais ainda a Coca-Cola. Ela entende que os países desenvolvidos, por mais que tenham uma alta presença da multinacional, estão se voltando rapidamente para o consumo de bebidas saudáveis. No entanto, alguns países em desenvolvimento, estão descobrindo as bebidas frias e gasificadas. Como é o caso da Índia, que está se desenvolvendo e possui um verão muito quente.
Kinley: A Coca-cola tem presença no segmento de água potável embalada, e esse segmento vem crescendo constantemente. Graças a esse estilo de vida mais saudável que as pessoas estão adotando, a Kinley tem um enorme potencial de expansão, embora seja uma expansão lenta.
Cadeia de fornecimento: Com os custos de transporte sempre aumentando, a Coca-Cola deve sempre fiscalizar rigorosamente sua cadeia de suprimentos e reduzir custos, pois o seu negócio completo é baseado no transporte e distribuição.
Comercio dos produtos menos vendidos: A Coca-Cola também conta com o lançamento de produtos que não encontraram espaço no mercado. Isso gera despesas para ela, sendo assim, é preciso concentrar também na comercialização desses produtos, para então haver um aumento na receita da Coca-Cola.
Fraquezas
Concorrência com a Pepsi: A Coca-Cola é a numero um no mercado mas nem por isso, a PepsiCo deixa de incomodar a empresa. A concorrência dessas duas marcas aumenta, e a PepsiCo não pretende desistir pelo pódio facilmente.
Pouca diversificação de produtos: Outro ponto que faz a PepsiCo se destacar é a diversificação de segmento. Enquanto a Coca-cola está apenas voltada para o mercado de bebidas, a PepsiCo se diversificou para o segmento de salgadinhos com produtos como a Lays e a Kurkure. Tal segmento é um grande fator para gerar mais capital para a empresa.
...