A Análise pela ótica publicidade da Propaganda de Dia dos Namorados d’O Boticário
Por: FeatFranco • 19/6/2018 • Resenha • 252 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
Análise pela ótica publicidade da Propaganda de Dia dos Namorados d’O Boticário
Em 2015, O Boticário lançou uma campanha de Dia dos Namorados, onde apresentava casais se presenteando, tanto heterossexuais quanto homossexuais. Isso causou desgosto por parte da população, que se sentiu ofendida e desrespeitada quanto aos valores da família tradicional e foi até aberto um processo junto ao Conar. Ao mesmo tempo, outra parte da população prestava apoio à marca e apoiava a sua iniciativa de dar espaço às minorias e a diversidade.
Com relação ao Artigo 18 do Código de Ética, O Boticário apesar de ser responsável pela sua propaganda, não chegou a de fato desrespeitar nenhuma norma.
“Art. 18. O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.”
É injusto o pensamento por parte da população que se sentiu ofendida pela propaganda, visto que os mesmos estão pensando apenas em benefício próprio, sem considerar a sociedade como um todo e suas diversidades. Segundo Platão, o sentimento de justiça é a virtude maior, cujo valor ético guia as condutas dos homens. Para que esta virtude seja alcançada, o homem deve buscar o bem em si mesmo, porque ele realiza o ideal de justiça, tanto com relação ao bem individual quanto social, e não é isso que ocorre.
O caso d’O Boticário acabou sendo arquivado, visto que as denúncias ocorridas realmente eram incabíveis.
...