A CONFIGURAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA NO CENÁRIO COMUNICACIONAL CONTEMPORÂNEO
Por: felippe dantas • 17/7/2018 • Trabalho acadêmico • 4.033 Palavras (17 Páginas) • 198 Visualizações
FELIPPE AUGUSTO DA CUNHA DANTAS
A CONFIGURAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA NO CENÁRIO COMUNICACIONAL CONTEMPORÂNEO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS REFLEXÕES DE MANUEL CASTELLS SOBRE O TEMA.
DISCIPLINA: A IMPRENSA POLÍTICA EDITORIAL E PAUTA POLÍTICA
PROFESSOR: TATO CARBONARO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo
Curso de Especialização em “Marketing Político e Propaganda Eleitoral”
São Paulo
2018
RESUMO
A comunicação é a principal ferramenta interativa entre seres. Por meio dela, tudo se dá, tudo se cria, tudo se reforça, tudo se acaba. Assim, a comunicação pode tanto facilitar, quanto dificultar as relações. As relações se fazem entre dois ou mais seres. Uma das formas de relação é através da opinião. Quando essa opinião deixa de ser pessoal e ultrapassa o limite de uma símples relação, tornando-se uma teia gigantesca de críticas e pensamentos, estamos publicamente estabelecendo um padrão crítico. Este, denominado opinião pública, simboliza o tribunal que legitima e fiscaliza infinitos cenários na sociedade. Hoje, a sociedade caminha a passos instantâneos, novas formas de consumo e de mercado aparecem a cada segundo e formar uma opinião pública é algo possível a qualquer indivíduo com os requisitos mínimos de banda larga. A sociedade em rede segmenta e ao mesmo tempo une numa rede global o que antes era impossível e a única chance era uma reflexão de forma passiva do outro lado da telinha. Este artigo tem por finalidade analisar, por meio da teoria da “sociedade em rede” e de pesquisas de comunicação e de ciências sociais de outros diversos estudos, a comunicação sob o ponto de vista da opinião pública no cenário contemporâneo, levando em consideração as reflexões de Manuel Castells sobre o tema.
1 CONCEITO
A comunicação é a principal ferramenta de interação da sociedade. Todo o processo de relação entre indivíduos se dá pela comunicação. Através desta os indivíduos se compreendem, se interpretam e produzem ações. A vida se torna concreta e a partir da comunicação há o processo de socialização. De acordo com Habermas (2003), para que haja percepção e articulação de medidas importantes para todos, os sistemas se valem de uma linguagem comum, utilizada na esfera pública política e no sistema político.
“A esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada para a comunicação de conteúdos, tomadas de posição e opiniões; nela os fluxos comunicacionais são filtrados e sintetizados, a ponto de se condensarem em opiniões públicas enfeixadas em temas específicos. Do mesmo modo que o mundo da vida tomado globalmente, a esfera pública se reproduz através do agir comunicativo, implicando apenas o domínio de uma linguagem natural; ela está em sintonia com a compreensibilidade geral da prática comunicativa cotidiana.” (HABERMAS, 2003, p. 92)
Segundo da Via (1983, p. 58, apud OLICSHEVIS, 2006, p. 1), a “opinião é conjunto de crenças a respeito de temas controvertidos ou relacionados com interpretação valorativa ou o significado moral de certos fatos”.
A opinião é um fenômeno social, uma forma de expressar a comunicação entre as partes e a partir daí iniciar um debate. Assim, gera-se uma discussão e procura-se chegar a um consenso. A opinião também provoca controvérsias, tendo em vista que, nem toda opinião busca o consenso, mas por vezes, persuadir ou convencer o outro aceitar a determinada posição.
Segundo Olicshevis (2006) a opinião tem sua origem nos grupos e esses grupos transformam-se em públicos quando se organizam em torno dos temas de discussão e de interesse público. Assim, eles discutem e procuram uma atitude comum.
A opinião pública é um conjunto de pensamentos heterogêneos de uma determinada população sobre um tema, pessoa, questão, fato. É um pensamento coletivo que determina uma tendência em um dado momento. Ela pode sofrer mudanças, que dependem do contexto e de variáveis diversas, como classe social, religião, idade, ideologia política, entre outros.
Opinião Pública é a expressão de opiniões do público a respeito de temas de interesse comum, que se diferencia da Opinião Publicada, que é a apresentação pública da opinião.
2 BREVE HISTÓRIA
O cenário do século XX e o início do século XXI são marcados pela Era da Informação. A civilização busca a informação e trabalha com ela e para ela. O novo milênio caracteriza uma nova e evoluida forma de relação integrada nunca antes vista na sociedade: a presença das tecnologias da informação como extensões e amplificadores da mente humana.
A cultura audiovisual, aparece primeiro com o filme e o rádio, depois com a televisão, superando a influência da comunicação escrita. Uma transformação tecnológica de dimensões históricas aparece e integra os vários modos de comunicação em uma rede interativa.
A integração potencial de texto, imagens e sons no mesmo sistema – interagindo a partir de pontos múltiplos, no tempo escolhido (real ou atrasado) em uma rede global, em condições de acesso aberto e de preço acessível – muda de forma fundamental o caráter da comunicação. A cultura está em rápida mudança, gracas ao surgimento de um novo sistema eletrônico de comunicação caracterizado pelo seu alcance mundial, integração de todos os meios de comunicação e interatividae potencial.
Segundo Françoise Sabbah (1985, p. XX, apud CASTELLS, 2000, p. XX):
Em resumo, a nova mídia determina uma audiência segmentada, diferenciada que, embora maciça em termos de números, já não é uma audiência de massa em termos de simultaneidade e uniformidade da mensagem recebida. A nova mídia não é mais mídia de massa no sentido tradicional do envio de um número limitado de mensagens e fontes, a própria audiência torna-se mais seletiva. A audiência visada tende a escolher suas mensagens, assim aprofundando sua segmentação, intensificando o relacionamento individual entre o emissor e receptor.
...