A Cara Do Novo Emprego
Dissertações: A Cara Do Novo Emprego. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mreisengelet • 14/10/2014 • 319 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
A cara do novo emprego
Atualmente, as empresas, cada vez mais, estão procurando profissionais com grande poder de adaptação, bem preparados para um ambiente de mutação. Isso é um fenômeno de escala mundial, considerado por alguns um reflexo da globalização e velocidade nas comunicações e competição, o que gera uma mutação constante no mercado, cabendo aos empresários adaptar-se à elas. O brasil é deficiente nessa área ainda, pois é um país onde a educação ainda é um problema gravíssimo, o que é comprovado pelos índices de qualificação de mão-de-obra, feito pela consultora PwC e Linkedin. Atualmente, o Brasil se encontra em 38º no nível de formação educacional dos seus trabalhadores e em 9º no que diz respeito a haver mais profissionais aptos para o ambiente de mudanças constantes. Outro reflexo do problema da educação no país, somada com a cultura de colonização, que povoa “nossas” mentes desde meados de 1500 é a tendência a buscar a estabilidade, o que é comprovada pela grande procura por concursos púlicos.
A maioria dos presidentes (63%) afirma estar preocupados com a falta de mão-de-obra qualificada, o que prejudicaria o crescimento de seus empreendimentos. Outra coisa que assombra os CEOs brasileiros é a legislação trabalhista engessada, a qual restringe práticas bem estabelecidas no mundo desenvolvido, como o home office e as jornadas de trabalho flexíveis. Atualmente, o Brasil se encontra em 42º (penúltimo) lugar no “índice de legislações mais flexíveis”.
A situação apresentada nessa matéria resume praticamente o que vemos em nossos dias de estudantes de engenharia, como o crescente número de contratações de engenheiros para ocupar cargos de outras áreas, devido à capacidade de raciocínio e solução de problemas. O Brasil está seguindo um caminho perigoso, o que pode afetar seriamente à nossa economia, se porventura acontecer alguma coisa que leve à ruína nossa economia baseada em exportação de commodities, pois ainda estamos muito desqualificados para ser um país prestador de serviços ou desenvolvedor de tecnologias.
...