A Cultura no Mundo Liquido moderno
Por: Alefy Diogo • 16/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.416 Palavras (6 Páginas) • 314 Visualizações
A cultura no mundo liquido moderno
Alefy Diogo Silva Leite[1] -241922015
NOME[2] - RA
Professor orientador Ms. Célia Regina
1 RESUMO
O objetivo deste artigo é investigar o pensamento crítico de Zygmunt Bauman, e os fatores que exercem influência no comportamento da sociedade e, como identificar os fatores psicológicos que afetam as decisões de uma pessoa. O intuito de Bauman é compreender qual a possibilidade de resgatar a ação coletiva pela justiça social no momento em que a modernidade tornar-se cada vez mais individualizada e privatizada.
Palavras-chave: Mundo liquido; Zygmunt Bauman; sociedade de consumo; Modernidade líquida.
2 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem o intuito de abordar assuntos e técnicas observadas na linguagem de persuasão, contida nas mídias, em uma breve análise de “Mundo Liquido”, veremos determinados conceitos de neolinguística, gestalt e semiótica, conceitos que estudam determinadas disciplinas e mecanismos desenvolvidos pelo cérebro humano que possibilitam a compreensão, produção e o conhecimento da linguagem, tanto falada como escrita. Será investigada a formação dos gatilhos mentais, que levam o consumidor a aderir às ideias contidas em suas peças publicitárias, bem como comprarem suas propostas, sem necessariamente terem uma demanda genuína quanto aquele produto adquirido por intermédio da indução de determinada peça.
Este artigo irá analisar a importância das técnicas de persuasão aplicada a sociedade liquida que recebem estes estímulos.
O consumo x necessidade, por sua vez, será a problemática tratada ao longo da pesquisa, onde hipóteses serão postas para análise desse comportamento social.
Dessa forma, o presente trabalho irá analisar se técnicas publicitárias podem manipular as intenções, atitudes e comportamento de um consumidor.
Diversos autores afirmam que durante suas pesquisas surgem o conceito de mito, onde os discursos da sociedade passam a ser manipulado de forma que possa incutir na mente do consumidor um conceito que nem sempre é o real.
Uma vez definido o problema iremos testar algumas hipóteses que poderão vir a ser a solução do problema. O comportamento é uma manifestação externa de processos psicológicos internos, de respostas aos estímulos que são recebidos, processados e transformados em informações aprendidas. Este artigo parte da ideia que a publicidade influencia sim o consumidor, como diz BAUMAN, a psicologia se estendeu para além do seu foco no indivíduo, abrangendo o ambiente social em que se realiza a transformação de um sujeito em consumidor (BAUMAN, 2007, p. 151).
3 DESENVOLVIMENTO
Essa sociedade de hiperconsumo traz diversas mudanças no comportamento social, estimulado por novas formas de compra e venda e trazendo uma nova ótica no imaginário de consumidor. Ao longo dos tempos o indivíduo foi motivado pelos discursos de pulsão de vida. Os discursos impregnados na sociedade transformam o sujeito e moldam o seu comportamento de acordo com a sua época.
Segundo Bauman (2008) novos tempos geram novos sujeitos, que só podem ser compreendidos pela ótica do seu próprio tempo.
O sucesso das empresas, observado nos últimos anos, aponta para uma mudança importante no padrão de consumo da atualidade, tanto no mercado nacional quanto no contexto internacional. E também nos revela o quanto a indústria está transformando rapidamente os seus modelos de atuação.
Realidade social
Existem também determinados grupos que, por se vestirem de uma maneira quase uniforme e possuírem comportamento e gostos parecidos, são denominados “tribos”. Segundo Fernandes (2005, p. 60), “a terminologia tribos urbanas surge nos anos 70, serve para designar categorias que se distinguem pelo fato de se adequarem a peculiares modos comportamentais”. Como exemplo de tribos, pode-se citar os hippies, os punks e os skatistas. Esses grupos fechados são caracterizados por ostentarem, além de uma forma específica de indumentária, gostos e ideais incomum.
Existem ambientes de consumo que podemos ver personagens que utilizam os emblemas "macro" da transnacional idade, mas que têm necessidade de pequenos para singularizar sua existência ou suas tribos. A atualidade é marcada pela intensa troca de identidades, máscaras e mitos no cotidiano urbano.
Existem formas mais sutis de se estimular o consumo que as mensagens reconhecidamente pagas e comerciais. Nesse âmbito entram os meios de comunicação de massa, a indústria do entretenimento, por meio de simulacros, alienam e nivelam cultural e esteticamente a sociedade, determinando o comportamento de vários segmentos sociais dentro de padrões similares.
Segundo Bauman (2008), modernidade líquida muda de forma muito rapidamente, sob a menor pressão. Na verdade, são incapazes de manter a mesma forma por muito tempo. No atual estágio “líquido” da modernidade, os líquidos são deliberadamente impedidos de se solidificarem.
Influencia da psicologia
Essa teoria permite uma compreensão dos fatores motivacionais e emocionais envolvidos no comportamento de compra, tendo na base teórica a psicologia. O consumo é um comportamento que agrega reações fisiológicas e comportamentais observáveis, geradas por estímulos no meio ambiente. Nesse sentido, a influência do comportamento de consumo ocorre com o estudo dos estímulos presentes no ambiente de compra, ou seja, mensura a influência do ambiente no processo de compra, mediante estímulos de marketing que potencializam intenção de compra.
Assim, ele era “capaz de falar e agir em acordo com a teoria psicológica pela simples razão de que a teoria psicológica é verdadeira. Tudo o que ele tem a fazer para que a psicologia de sua plateia funcione é explorar maliciosamente sua própria psicologia” (ADORNO, 2006, p. 183-184).
O que é modernidade liquida?
Tempos Líquidos em um mundo globalizado, onde a informação é absorvida rapidamente. Ela acompanha os desejos de consumo juntamente com a velocidade com que as tendências aparecem (CIETTA, 2010).
...