A Diferença Entre População E Amostra
Exames: A Diferença Entre População E Amostra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Quelll • 21/9/2014 • 222 Palavras (1 Páginas) • 2.617 Visualizações
População é a totalidade de pessoas, animais, plantas ou objectos, da qual se podem recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões.
Amostra é um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogénea por um processo aleatório. A aleatorização é condição necessária para que a amostra seja representativa da população.
É importante que o investigador defina cuidadosa e completamente a população antes de recolher a amostra, incluindo uma descrição dos membros que devem ser incluídos. Para cada população, há muitas amostras possíveis e qualquer delas deve fornecer informação dos parâmetros da população correspondente. É importante definir os critérios que permitem determinar se um indivíduo pertence ou não à população em estudo. Para isso, define-se conceptualmente a população (ex. hipertensos). Falta ainda saber o que se entende por "hipertenso". Este é o critério operacional que vai permitir saber quem pertence à população. Tem de ficar bem definido quem é hipertenso.
As amostras devem ser obtidas por métodos aleatórios, sempre que se pretende tirar conclusões sobre a população mas muitas vezes são obtidas por métodos não aleatórios. A amostra pode ser todos os bebés nascidos a 7 de Maio, em qualquer dos anos. Neste último caso, as conclusões a retirar do estudo, apenas se reportam à amostra.
...