A ENTREVISTA PIERRI LEVI
Por: nathaliaribeiro • 13/10/2020 • Resenha • 521 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
NATHALIA RIBEIRO DOS SANTOS AUGUSTO RA: 192384
Um dos pontos iniciais que mais me chamou atenção é quando ele relata que no futuro talvez não haja menos desigualdades, mas menos miséria. Perguntando sobre o passado de pessoas próximas de mim, como mãe, avó e tias, por exemplo, é possível notar como a situação financeira mudou radicalmente em torno de 20 anos. Elas que viviam em uma vida de muita miséria e pobreza hoje vivem uma vida bem mais acessível às coisas boas. E como Pierre Lévy alega no vídeo, se fossem paralisar as ideias de evolução esperando a desigualdade diminuir não iríamos avançar na tecnologia.
Outro ponto interessante é quando Pierre Lévy acredita que em torno de 20 anos as escolas seriam praticamente virtuais. Apesar de não ter os estudos completamente virtuais, é indispensável o uso da tecnologia para entregar atividades, por exemplo, ou continuar os estudos em meio a uma pandemia, como estamos vivendo atualmente. Sem contar a facilidade de adquirir um diploma superior com estudos à distância.
Mais um ponto interessante, é que mesmo Lévy sabendo que infelizmente nem todos terão acesso ao conhecimento e o uso da internet, ele pontua que não é viável pensar apenas na desigualdade e deixar atrasar o conhecimento e a evolução. É muito importante evoluir tecnologicamente para que as pessoas consigam crescer no conhecimento.
Mesmo sendo uma entrevista antiga, Pierre já pensava muito à frente. É incrível a forma que ele descreve a liberdade que teríamos na internet, liberdade essa que nos garante opinar, falar, escrever e divulgar nossos pensamentos. A diversidade só ficou mais exposta devido a internet.
Uma pergunta que mostra como a atual internet mudou e evoluiu é a de Carmem Maia, na pergunta ela indaga sobre como a internet pode ser aproveitada de forma colaborativa e não apenas um modismo passageiro. Hoje a internet se tornou a ferramenta principal para estudo e trabalho. É indispensável o uso da internet para fazer uma pesquisa, imprimir uma imagem ou até para o uso profissional nas empresas. Então o que era ou poderia ser apenas interação e diversão, se tornou uma ferramenta necessária e muito colaborativa na humanidade.
É muito interessante a colocação de Pierre em relação a observação de cada indivíduo. Podemos olhar para qualquer coisa, mas cabe a nós a decisão de observar os detalhes.
A pergunta de Max Alvim mostra como já temos essa liberdade no qual era tão desconhecido para ele. Atualmente a internet se tornou o maior meio de comunicação, onde é tão fácil o contato com os usuários.
A pergunta de Florestan Fernandes Jr. de como será o Homem a partir do computador, nos mostra em como foi possível criar, teoricamente, um Homem virtual. Exemplo disso são os influenciadores das mídias sociais. Pessoas que divulgam seu cotidiano, gostos e prazeres, demostrando uma vida perfeita e divertida. É compreensível e fato a afirmação dele de que as relações sociais não se estabelecem com pessoas vidradas e cegas nos celulares. Pois hoje vemos como as relações pessoais estão cada vez mais virtuais.
...