A Geração Y Na Empresa Atual
Trabalho Universitário: A Geração Y Na Empresa Atual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/5/2014 • 472 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
Estamos vivendo em um período no qual as transformações socioeconômicas são constantes, tornando cada vez mais indispensável o emprego de métodos de gestão que proporcione a sobrevivência das organizações. Em qualquer que seja o segmento organizacional onde se busque sobreviver, devemos saber da importância da flexibilidade e buscar novas táticas de gestão para os novos tempos, utilizando tecnologias integradoras com maior capacidade de adequação e agilidade de resposta.
É nesse ponto que a geração Y se destaca com a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo comprovando habilidades necessárias para equilibrar diversas atividades. Por este motivo, as rápidas e constantes mudanças não assustam esta geração. A tecnologia, entendida como parte do cotidiano, é utilizada para aprendizado, comunicação, lazer, compras, trabalho, enfim, um aspecto da “vida digital”.
A geração Y é compreendida pelos que nasceram a partir dos anos 80, década de progressos tecnológicos, relativa estabilidade e prosperidade econômica. Contiveram valorização intensa e educação mais sofisticada que as gerações anteriores, sendo induzidos a tarefas múltiplas pelos pais, cresceram rodeados por um amplo aparato tecnológico, sendo movidos à convivência ao bombardeio de imagens, à informação imediata e à realidade em 3D. Explorando melhor a capacidade do hemisfério direito do cérebro (responsável pelo pensamento simbólico e criatividade) e obtendo identificadores mais abrangentes de desempenho e motivação. Ao invés da paciência e laboriosidade, desenvolveram uma noção distinta de agilidade: buscam resultados mais rápidos e desafios constantes.
Para esta geração, o trabalho é mais do que uma fonte de renda econômica, é fonte de satisfação e aprendizado. Esta variação altera o entendimento de carreira, promoção, estabilidade e vínculo profissional, aspectos relativos à vida organizacional bastantes valorizados pelas gerações anteriores.
Mas logo nos deparamos com a certa pergunta: Como reter esses talentos se a particularidade dessa geração é trocar de empresa como quem troca de roupa? A resposta não está unicamente na avaliação de competência e desempenho, mas também na empresa prover uma atmosfera que permita que seus colaboradores se desenvolvam, apresente sua criatividade e não tenham a percepção de que não possam cometer falhas. Os jovens procuram por reconhecimento profissional, o famoso plano de carreira, o qual é o motivo primordial para procurarem outro emprego. Visando que tem sede por desafios, eles vão atrás de projetos envolventes, com oportunidade de trabalharem com pessoas inteligentes, experientes e bem sucedidas.
A geração Y está modificando o ambiente empresarial de todas as maneiras possíveis, fazendo necessário com que todos a sua volta mudem para habituar-se às suas necessidades e pretensões. Eles chegaram quietinhos e vem obtendo cada vez mais espaço e atenção; não adianta fugirmos, a solução é nos adaptar e aproveitar essa vontade de dominar o mundo. Afinal, quando a mudança é para o bem ela não faz mal a ninguém!
Lucas Bianchinni
Técnico em operações & mercado,
Formado em Processos Gerenciais,
Cursando Administração,
Cursando MBA em Gestão de Projetos.
...