A INFLUÊNCIA DA VISÃO DE MUNDO NAS NEGOCIAÇÕES
Por: MMSBR • 21/5/2018 • Trabalho acadêmico • 899 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES 5
2. NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL 6
3. EMPREENDEDORISMO 7
4. ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO 8
5. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL 9
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre as disciplinas Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Dentro destas disciplinas analisaremos um case da empresa Nike, onde demonstraremos os pontos que aprendemos durante o curso neste primeiro semestre.
1. A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES
Cada negociador tem sua visão de mundo, sua maneira de enxergar a realidade, e esta visão e maneira o influenciam nas tomadas de decisões durante o processo de negociação.
No caso da Nike, uma empresa presente em diversos países, o índice de nacionalidades, culturas, costumes, idiomas, etc, será alto, e esta diversidade cultural, somada as diferentes visões de mundo, afetarão de forma bastante acentuada os processos de negociações dentro da empresa.
Hoje no mundo das negociações, as empresas adotam várias estratégias para lidar com a diversidade dos envolvidos em um processo de negociação. Como exemplos podemos citar:
- Negociações regionalizadas, dentro de um mercado com características em comum.
- Solicitações de envios de informações por parte de filiais distantes.
- Adoção do inglês como idioma oficial nas negociações.
2. NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL
A técnica Storytelling trás como benefícios a aproximação da empresa com os seus consumidores, bem como busca aumentar a venda dos produtos da empresa.
Companhias do porte da Nike também podem utilizar o Storytelling, a companhia pode criar histórias de sua origem, sua caminhada até atingir o sucesso, da criação de seus produtos, enfim, são inúmeras possibilidades de criar um elo emocional com o consumidor através destas histórias.
Em uma companhia como a Nike, os impactos do Storytelling são muito positivos, além de trazerem excelentes resultados em vendas, as histórias servem também para mostrar tanto aos seus consumidores, bem como aos seus funcionários, toda cultura, missão, princípios, sustentabilidade e objetivos da empresa. Isso além de ajudar a fidelizar os clientes, também gera motivação e satisfação aos funcionários da empresa.
3. EMPREENDEDORISMO
A Nike é uma empresa inovadora, segundo Schumpeter, as empresas inovadoras saem na frente, criam novos produtos e são copiadas pelos concorrentes. Esta situação é bastante clara na trajetória da Nike, inúmeros produtos e novos conceitos foram criados por essa empresa e posteriormente copiados pelos seus concorrentes.
Mesmo sofrendo com as ações da concorrência, a Nike consegue se superar e está sempre apresentando um produto ou conceito inédito no mercado.
Como exemplo de empreendedorismo demostrado pela Nike, podemos citar a oficialização do lançamento do tênis Hyper Adapt 1.0, produto este tendo seu desenvolvimento baseado em um conceito apresentado no filme De Volta Para o Futuro.
A empresa sai na frente novamente da concorrência, arriscando em um novo conceito onde tanto o custo do produto, como o risco de não se ter os resultados esperados, são altos.
Além do tênis Hyper Adapt 1.0, podemos citar outros exemplos de produtos inovadores criados pela Nike:
- Chuteiras de Futebol com tração anti-acúmulo.
- Tênis Nike Air Vapormax Flyknit, com amortecimento ultraleve.
- Tênis Nike Lunarepic, que proporciona corridas com menor esforço.
4. ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
As grandes corporações, em determinadas ocasiões, agem de maneira que vão contra a ética. Tivemos inúmeros casos comprovados de grandes empresas que se utilizam
...