A Orientação de Produto x Orientação de Marketing
Por: rafaelxpc • 2/6/2023 • Trabalho acadêmico • 693 Palavras (3 Páginas) • 173 Visualizações
Após a análise dos dados fornecidos a respeito da empresa Beta, concluímos que um dos erros da empresa seja não acompanhar o seu próprio mercado, já que o meio tecnológico está com constante desenvolvimento. Muitas empresas como Kodak e Xerox se tornaram obsoletas por não se atentarem ao que a concorrência estava oferecendo aos consumidores e as demandas latentes por parte dos mesmos.
Uma empresa de tecnologia que não atualiza seus produtos há três anos, estaria com sorte de ainda estar no mercado. Gigantes tecnológicas como Samsung e Apple, não deixam brechas para se tornarem obsoletas. Elas inovam e concorrem com elas mesmas diariamente. Empresas bem-sucedidas no setor tecnológico utilizam da combinação das orientações de marketing e de produto, pois seus desenvolvedores reconhecem que as necessidades e desejo dos clientes dão o Norte para o desenvolvimento dos seus produtos, porém é orientação do produto que garante um processo de qualidade e rentável.
Voltando ao exemplo citado inicialmente, a Xerox detinha tecnologia, o foco da empresa estava no desenvolvimento de produtos, eles tinham a genialidade, mas não possuíam habilidade de sentir o mercado e nem de ofertar produtos de maneira que se tornassem itens de desejo e fossem acessíveis. No entanto, a Apple não tinha uma tecnologia tão aprimorada quanto a Xerox mas eles dominavam o conceito de criar algo atrativo e possível de ser adquirido pelo consumidor.
As empresas orientadas para o marketing concentram-se em fabricar produtos que atendam às demandas e necessidades dos clientes. Todo o seu foco está na demanda potencial de seus produtos. Empresas orientadas para produto visam investir seus esforços em inovações tecnológicas, criação de produtos de qualidade, competitivos e lucrativos, em alguns casos oferecendo poucos ou um único produto, para ter mais ênfase em seu desenvolvimento.
A orientação para produto é recomendada como foco principal para empresas que já lideram e se estabilizaram em algum mercado ou não há ampla concorrência como no mercado de aeronaves ou ônibus por exemplo. Não há muitas empresas nesse setor, tanto de fabricantes quanto de clientes, logo investir em um marketing de relacionamento com o cliente seria desnecessário, podendo então focar apenas em aperfeiçoar o seu produto.
A orientação para o produto é a estratégia de projetar produtos primeiro e depois comercializá-los. A orientação para o marketing é o oposto, com os profissionais de marketing projetando o que acham que pode vender melhor no mercado.
Uma empresa orientada para o marketing é aquela que organiza suas atividades, produtos e serviços em torno dos desejos e necessidades de seus clientes. Por outro lado, empresas que são orientadas para o produto consideram que os clientes preferem marcas que oferecem produtos da melhor qualidade, desempenho e benefícios. Assim a empresa busca produzir produtos que apresentem atributos ou características inovadoras.
A orientação no marketing visa os interesses do público alvo, o que eles desejam ou necessidades latentes que eles possuem, é o processo pelo qual as organizações avaliam sua posição no mercado, identificam necessidades ou oportunidades de melhoria com base nos desejos do consumidor e agem sobre elas. A busca por conhecer as necessidades do consumidor resulta em bons produtos, porque não são criações aleatórias,
...