A Orientação de Produto x Orientação de Marketing
Por: francy1979 • 19/11/2022 • Trabalho acadêmico • 798 Palavras (4 Páginas) • 327 Visualizações
Orientação de Produto x Orientação de Marketing
- Introdução
Este trabalho tem como objetivo analisar e desenvolver um plano de marketing estratégico que venha ajudar a empresa Beta que é especializada na fabricação de aparelhos de tecnologia, se destaca no seu ramo de atuação
há três anos. Segundo o diretor de marketing, durante esse tempo o produto não foi modificado e continua com as mesmas características iniciais, ele enxerga que o foco da empresa deva se modificar de acordo com as tendências do mercado, porem todas essas mudanças envolvem custos, a promoção não está alcançando os consumidores, resultando em uma perda significativa de clientes, com isso não está tendo o retorno esperado.
Eu, como consultora especializada em marketing, irei direcionar a empresa Beta para a realização das estratégias, irei analisar o contexto e identificarei o melhor desfecho para a situação apresentada pela empresa Beta.
2 – Desenvolvimento
A empresa precisa de um forte planejamento de marketing, ter a visão além do alcance, decidindo o que fazer e como fazê-lo. Segundo, Chiavenato (1993), planejamento é o processo de definição de objetivos, metas e busca dos caminhos mais seguros para alcançá-los, levando em conta as capacidades e habilidades. Devido à fragilidade financeira da empresa Beta, é de suma importância a busca de alternativas de baixo custo para obterem informações do mercado de confiabilidade, nas quais possam basear as decisões de aprovação de projeto, lançamento e aperfeiçoamento de novos produtos, bem como definir o segmento de mercado de atuação e posicionamento de produto. Considerar o custo benefício para realizar a propaganda e comunicação com o público alvo de forma efetiva, gerando boas taxas de conversão e obtendo o ROI (retorno sobre investimento) planejado.
É importante construir uma ligação maior com o público, o mercado vem exigindo uma ampliação da oferta de produtos e serviços e modernização, investir no e_commerce, alavancar a interação nas mídias sociais como: Instagran, tik tok, facebook, google, WhatsApp entre outros veículos, mostrar o propósito da marca aos clientes, afim de construir confiabilidade e gerar interesse, isso envolve a imagem do negócio junto aos consumidores, a qualidade e variedade de produtos, tendo assim cada vez mais credibilidade e mostrando que é possível consumir com qualidade e comodidade.
A empresa é direcionada para aumentar as vendas obter ganhos e lucros, superando a concorrência.
De acordo com a Kristina Dahlin e Dean M. Behrens, pesquisadores das Universidades de Oxford e Toronto, apontam que as empresas mais bem sucedidas no ambiente competitivo são justamente as que apresentam ao mercado com maior frequência e eficiência, produtos caracterizados como inovação radical e incremental, respectivamente novos para a empresa e novos para o mundo.
Seguindo esse critério, a inovação precisa ser nova, a solução apresentada pelo produto ou serviço deve diferenciar de outras já encontradas no mercado.
O produto ou serviço deve ser único, isso quer dizer que, no mercado atual, não deve ter nada semelhante ao que está sendo apresentado.
O objetivo dessas ações é fixar o produto e marca na memória do consumidor, para que seja uma das primeiras a serem lembradas, e consiga explorar bons resultados no novo segmento.
A inovação envolve processos de atividades, criação, desenvolvimento e gerenciamento relacionados a novos, ou aperfeiçoados, produtos ou serviços. Está relacionada também a ganhos de eficiência e produtividade, onde pode proporcionar impactos diretos na empresa ou seus procedimentos.
...