A PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Por: Ana Claudia Frederico • 19/6/2018 • Relatório de pesquisa • 3.216 Palavras (13 Páginas) • 287 Visualizações
A PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Ana Cláudia Frederico
Tanara Do Nascimento Fernandes
Profº. Renata Silva
Associação Educacional do Vale do Itajaí - Mirim - ASSEVIM
Bacharelado em Publicidade e Propaganda (PP 11) – Metodologia do Conhecimento
03/06/2011
RESUMO
Vivemos em uma era revolucionaria, em que as informações se modificam a cada dia. Atualmente não basta apresentar dados, fornecer informações, e sim ir mais alem, ser criativo, ou seja, tem que saber compreender as pessoas. A pesquisa desse trabalho tem como objetivo, trazer mais conhecimento sobre a área de publicidade e propaganda incluindo também como é o mercado desde as dificuldades até as vantagens de um profissional dessa área. Para saber tudo isso detalhadamente, foi feito uma entrevista com um especialista na área de publicidade e propaganda, além de utilizarmos sites, livros como fonte na coleta de dados. A pesquisa mostra como o mercado de certa forma está carente de profissionais capacitados e com conteúdo, e sendo assim quem quer seguir carreira de publicitário, não pode ficar parado, e sim ficar em constante atualização de conteúdos, ter um conhecimento amplo em todas as áreas. Também serão relatados os setores e estrutura de uma agencia de propaganda, e o perfil do publicitário na era da informação, que se constitui naquela que estamos inseridos. Sugere formas de interação entre o publicitário e o mercado, e conclui que ao atuar conscientemente, o publicitário consegue de forma consistente contribuir com a sociedade em que vive.
Palavras-chave: Publicidade. Setores de uma agencia. Publicitário .
1 INTRODUÇÃO
No dia a dia, quando se ouve falar em publicidade e propaganda,as reações são as mais diversas, uns até arriscam uns palpites, já outros preferem nem opinar. Porém essa ferramenta fantástica para entender e saber desenvolver perfeitamente exige muita leitura, estudos e pratica. Até mesmo um profissional capacitado da área, passa dificuldades para fazer um bom trabalho, pois é preciso que tenha conhecimento em diversas áreas, e não somente em uma no geral.
Sendo assim, foi feito esse trabalho para mostrar a pesquisa aprofundada em publicidade e propaganda, deixando claro o que o mercado dessa área precisa no momento, e também como um publicitário deve estar preparado para as dificuldades que irá enfrentar. Sem esquecer-se da ousadia que um publicitário deve ter, e mostrando as diversas áreas que um profissional dessa área pode atuar.
Você encontrara também uma entrevista com um publicitário especialista na área de publicidade e propaganda, encontrara conteúdos onde o mesmo relata como é o mercado, os conhecimentos que são indispensáveis para um publicitário ter sucesso, e especificando cada setor de uma agencia de propaganda.
2 O MERCADO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Em entrevista por e-mail Laurentino (2011) especialista em publicidade e propaganda, trabalha na agencia Pronuncia Marketing e Publicidade relata seu ponto de vista sobre a dimensão da publicidade no Brasil.
É difícil falar em nível nacional, no entanto considerando que todo ponto de vista, é à vista de algum tempo, arrisco a dizer que no Brasil a publicidade difere do restante do mundo. Por exemplo, a Ford utilizou como “garoto propaganda” em uma campanha veiculada há alguns anos, o personagem “São Nunca”. Como alguém poderia explicar para um europeu ou americano, a personalidade desse personagem. O que estou querendo dizer é que há um ar de “vale tudo”, tudo é aceito. Isso é bom quando se refere a poder soltar a criatividade, no entanto para o consumidor não é saudável, pois fere em certa medida a ética. Se você pesquisar os processos no Conar, irá se surpreender com a quantidade e variedade. Enfim assim como nossa política necessita de atenção, a publicidade idem. (LAURENTINO 2011)¹.
Para conseguir mobilizar, persuadir e orientar um público determinado é preciso estabelecer m primeiro lugar, a forma de como iremos orientar a operação. É necessário ter consciência de como iremos trabalhar, de que meios iremos utilizar, e quais as reações das pessoas que irão receber as mensagens. (PROPAGANDA 2011).
O mercado deu um profissional de publicidade e propaganda, tem sido objeto de fascínio de muitos jovens que pretendem ingressar nesta área, mesmo que o começo não tenha muita remuneração até serem aceitos e reconhecidos. Mas o principal desafio desses publicitários é a falta de oferta dessas vagas, sendo que há mais candidatos do que vagas. O mercado da publicidade no Brasil mudou muito, há um tempo, a concorrência era forte entre os empresários, hoje, quem disputa o mercado são os funcionários. (LAURENTINO 2011).
O profissional de publicidade e propaganda atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, tendo em vista melhorar a relação das empresas, e instituições com os clientes, futuros clientes ou até mesmo com a sociedade. Mas para que isso ocorra, o profissional deve fazer uma pesquisa sobe o perfil do público-alvo, pegando algumas informações como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Para que uma campanha de certo, o profissional além de pagar todas as características do perfil do público-alvo, deve montar uma campanha como aquele público-alvo espera,tem que se colocar no lugar do consumidor. É o profissional que faz a abordagem e os meios de comunicação, mais adequados a campanha, como: autdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de radio e TV. Banner, ou mesmo site da internet, entre vários outros meios. Depois da campanha o profissional, faz novas pesquisas, para saber qual foi o impacto da propaganda sobre o consumidor. (PUBLICIDADE E PROPAGANDA, PRODUÇÃO PUBLICITARIA, 2011)
Para fazer uma campanha fantástica, tem que ter uma grande sacada, uma idéia fantástica, mas se não tiver verba para produzir e se não poder publicar com freqüência e alcance necessários, pode ser que essa campanha não traga os resultados desejados. O mercado de publicidade tem passado por varias mudanças inclusive a era digital que chegou com tudo nesse novo século, as redes sociais se tornaram um meio de se comunicar integralmente as pessoas e através dela que podemos conhecer o trabalho desse publicitário assim como, o saudoso Chacrinha já dizia “Quem não se comunica se estrumbica”. (LAURENTINO 2011)
...