TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A capacidade de usar estatísticas na área de administração

Seminário: A capacidade de usar estatísticas na área de administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Seminário  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 3 – Possibilidade de aplicação da estatística na área de Administração.

Os administradores utilizam a estatística para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, etc. É grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atual provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

A estatística pode ser dividida em 02 grupos:

- Estatística Descritiva – Se encarrega de descrever o conjunto de dados desde a elaboração da pesquisa até o cálculo de determinada medida. Como é grande a quantidade de dados, necessitamos que as informações fossem reduzidas até o ponto que possa interpretá-las mais claramente. Estão relacionadas com a estatística descritiva Organização, Tabulação, Representação, Gráficos e tabelas.

No sentido mais amplo das suas funções podemos destacar que além coletas de dados deveram ter organização, classificação, descrição, análise e a interpretação dos dados apresentados.

Fazem parte do conjunto de dados, dois tipos deconjuntos, que são chamados População e Amostra:

* População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

*Amostra é um subconjunto de uma população.

- Estatística Inferencial – Relacionada à incerteza, inicia-se o cálculo das probabilidades. Envolve o uso de uma amostra para chegar à conclusão sobre a população. Estão relacionadas com a estatística Inferencial Análise e interpretação de dados e testes de probabilidades.

Passo 4 - Relatório parcial sobre os temas abordados nos passo 1, 2 e 3,

Ao realizarmos um estudo, devemos saber qual o tipo de dados estão envolvidos. A natureza dos dados com os quais estamos trabalhando determinará qual procedimento estatístico pode ser usado. Podemos classificar os dados de acordo com os tipos de mediação. Os conjuntos de dados podem consistir de dois tipos: Qualitativos e Quantitativos.

Dados Qualitativos – Resultam de atributos, rótulos ou entradas não numéricas. Permite conhecer tendências, comportamentos e atitudes, além de fornecer informações detalhadas a perguntas ou problemas sobre um projeto ou atividade.

Dados Quantitativos – Resultam de medidas numéricas ou contagens. Estuda ações ou intervenções, é dedutivo, fornece dados para provar interesses. Produz informações quantificáveis sobre magnitude de um problema, mas não fornece informações sobre o motivo do fato estar ocorrendo.

Outra característica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com