A falta de ética gera prejuízos às empresas
Seminário: A falta de ética gera prejuízos às empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DouglasSenna • 10/10/2013 • Seminário • 308 Palavras (2 Páginas) • 400 Visualizações
A falta de ética gera prejuízos às empresas
A ética é um fator fundamental para que a empresa esteja dentro da lei, que não tenham problemas desagradáveis no futuro. A falta de ética gera grandes prejuízos, por isso, é necessário cumprir com as obrigações fiscais e registrar corretamente as informações; além de que não pode deixar que a gestão de valores seja descartada, porque a falta dela gera prejuízos que acarretam oscilação perante o faturamento.
O lucro torna-se um objetivo supremo e como todas as empresas buscam por esse objetivo, surge a competitividade. As empresas fazem de tudo para serem as melhores do mercado e algumas delas não cumprem os conceitos éticos, o que pode abrir uma “ crise irreversível”. São muitas as fraudes que ocorrem e no Brasil várias empresas foram à falência por irregularidades éticas.
Uma das atitudes mais vistas nos casos do mundo afora é a corrupção,
está que é uma negação da ética. E para combater este tipo de ação, é preciso a intervenção da educação e de uma sociedade organizada. Um fator importante que mostre a transparência da empresa é a prestação de conta, que relata os resultados, justificando ganhos e perdas, tornando-se um instrumento de gestão.
As empresas não podem aplicar a ética de forma precária ou em parte, pois, é quando se faz mais importante parecer ético do que ser ético. Como no caso da Enron, Parmalat e Andersen que se preocuparam em dar boa impressão (demonstram de maneira externa) do que agir de acordo com a ética. E ainda é preciso que se confie nos profissionais e órgãos que analisam os dados das empresas.
Ética é a ciência do bem comum e o comportamento ético é a condição essencial. Por isso, as empresas devem seguir os princípios éticos para que possam ter uma caminhada de sucesso no mercado.
REFERÊNCIAS
PLT- Francisco Gomes de Matos.
Páginas: 21 a 31.
...